Manejo com esterco bovino impulsiona produtividade de canaviais longevos da RAS Company
17-09-2026
Cana Show Itinerante esteve no dia 22 de julho na sede da RAS Company, em Colina/SP
O Cana Show Itinerante esteve no dia 22 de julho na sede da RAS Company, em Colina (SP), para conhecer de perto o sistema de manejo adotado pela empresa na produção de cana-de-açúcar. A visita contou com a presença dos jornalistas da CanaOnline Luciana Paiva e Leonardo Ruiz, além de representantes da TT do Brasil, SmartCana, Agronelli e Solunexus.
Com 5.762 hectares de área de colheita de cana, a RAS Company chama a atenção por manter canaviais longevos, com 10, 12 e até 15 cortes, registrando produtividades superiores a 100 toneladas por hectare. Segundo o consultor Julio Campanhão, que atende a empresa há 15 anos, um dos fatores decisivos para esse desempenho está no manejo nutricional do solo.
Entre os diferenciais está o aproveitamento do esterco bovino gerado na própria fazenda, que possui uma estrutura de confinamento com 22 mil cabeças de gado. O material é aplicado anualmente na linha da cana. Na cana-planta, são utilizadas cerca 20 toneladas por hectare (enriquecido com fósforo) em duas aplicações: 10 t/ha antes da canterização e 10 t/ha antes do quebra-lombo; já na cana-soca, a dose varia de 6 a 10 toneladas por hectare. Além de fornecer nutrientes como nitrogênio, fósforo e potássio, o esterco contribui para elevar o teor de matéria orgânica, melhorar a estrutura do solo, aumentar a retenção de água e estimular a atividade microbiana, favorecendo a liberação gradual de nutrientes ao longo do ciclo da cultura.
O resultado, de acordo com Campanhão, é expressivo: a produtividade dos canaviais chega a ficar 50 % acima do potencial médio do solo indicado pela literatura. A combinação entre integração pecuária-agricultura, reciclagem de resíduos do confinamento, adubação orgânica e manejo nutricional tem contribuído para ampliar a longevidade dos canaviais, reduzir perdas de nutrientes e sustentar altos patamares produtivos na RAS Company.

