Manoel Ortolan será um dos personagens do livro “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito
07-06-2024

O livro é um “catálogo digital” com a análise de especialistas sobre a evolução do setor bioenergético e o registro de personalidades que contribuem e contribuíram para essa evolução

Fala compassada, cheia de conhecimento, sem exaltação, mas firme, conferindo credibilidade. Era o que passava Manoel Carlos Azevedo Ortolan ao ser entrevistado ou em seus depoimentos sobre a atividade canavieira, os produtores de cana, o setor sucroenergético.

Engenheiro agrônomo, empresário e produtor rural, Maneco, como era carinhosamente chamado, se formou em 1969 na Esalq/USP (Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz) e iniciou a carreira na área de pesquisa de cana-de-açúcar na Copersucar, atual CTC. Em 1972, entrou como agrônomo na Canaoeste – Associação dos Plantadores de Cana da Região Oeste do Estado de São Paulo – entidade que no ano de 2000 assumiu a presidência.

A partir daí, o setor veio a conhecer uma nova liderança, uma voz diferenciada em defesa não só dos produtores de cana, mas do universo canavieiro. Ortolan também foi presidente Copercana e da Organização de Plantadores de Cana do Brasil (Orplana) entre 2001 e 2007 e de 2013 a 2016, onde implantou inovações.

Ortolan faleceu em junho de 2019, deixou um legado baseado no diálogo, ponderação e inovação. Nosso Maneco será um dos personagens do livro “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito”, produzido pela equipe da CanaOnline. O maior levantamento jornalístico sobre a evolução do setor bioenergético, além de retratar ícones do universo canavieiro.

No livro, as informações não se resumem a escrita, pois ganham o reforço da fala e da imagem, será lançado no segundo semestre de 2024. Terá uma versão impressa e outra digital.