Manutenção elétrica deve estar entre as prioridades da indústria sucroenergética
30-09-2021
Além de potencializar a vida útil dos equipamentos, a manutenção possibilita a melhoria do fornecimento de energia, reduzindo perdas e minimizando riscos no sistema elétrico
Leonardo Ruiz
A safra canavieira 2021/22 da região Centro-Sul será finalizada mais cedo, em decorrência do ritmo acelerado da colheita, mas principalmente do menor volume de cana, resultado da seca, geadas e incêndios. Encerram-se a colheita e industrialização da cana, mas o trabalho não, pois, na entressafra acontece de forma mais intensa a manutenção da planta industrial e dos implementos e máquinas agrícolas.
Mesmo com os sérios problemas climáticos, o setor sucroenergético atravessa duas safras com ótimos preços, o que ameniza a crise enfrentada por quase uma década e que levou à retração de investimentos, até mesmo em algo tão necessário como a manutenção.
Especialistas da área apontam que com o fluxo de caixa menos apertado haverá mais investimentos não só na área de manutenção, mas no aumento de eficiência da indústria e até para o retrofit, ou seja, a modernização, recuperação, repotencialização da planta visando a expansão da moagem, maior produção de açúcar, etanol e energia elétrica.
Moendas, esteiras, difusores e caldeiras estão entre os equipamentos que mais demandam atenção durante o período de entressafra, pois agem como a “espinha dorsal” da área industrial. No entanto, há outra área que merece total atenção, as instalações elétricas. Nos últimos anos, a energia passou a figurar como um dos principais produtos do setor, das 366 unidades sucroenergéticas que estão em funcionamento, 220 cogeram energia, comercializando o excedente, as outras 146 produzem energia para consumo próprio.
As plantas industriais mais eficientes consomem menos biomassa para cogerar mais energia
Assim, geradores, linhas de transmissão, subestações, redes de distribuição e cabines de medição e distribuição precisam estar em ordem para um pleno funcionamento ao longo de toda a safra. Mas um alerta é feito pelos especialistas, trata-se de um trabalho que necessita ser realizado por empresas especializadas. Esse é o caso da CPFL Soluções, que possui um time experiente e apto para realizar todos os tipos de manutenção nas instalações elétricas das usinas, sejam elas preventivas, preditivas, corretivas e/ou emergenciais. Além de oferecer soluções customizadas, com contratos anuais e plurianuais.
Eberson Muniz, consultor técnico da CPFL Soluções, explica que além de potencializar a vida útil dos equipamentos e possibilitar a melhoria do fornecimento de energia, a ponto de minimizar perdas e riscos no sistema elétrico, os serviços realizados pela CPFL Soluções ajudarão em: maior controle e monitoramento, redução de falhas no desempenho dos equipamentos e máquinas, mais economia, evitando paradas inesperadas da produção, e maior confiabilidade das instalações elétricas. “Quanto mais as manutenções das instalações elétricas forem planejadas, maiores serão os ganhos e a segurança para o negócio. É importante que as usinas vejam que a manutenção como investimento e não mais uma despesa, pois ela agrega inúmeros benefícios técnicos e financeiros no resultado do negócio”
Manutenções devem ser consideradas estratégicas para o negócio
“Quanto mais as manutenções das instalações elétricas forem planejadas, maiores serão os ganhos e a segurança para o negócio”
Crédito foto: Divulgação CPFL
Eberson Muniz observa que as unidades sucroenergéticas precisam enxergar a manutenção como um investimento e não despesa, uma vez que a partir do momento em que existe uma contratação anual ou plurianual com itens específicos, como uma manutenção periódica, a empresa só tem a ganhar e através de resultados são mensuráveis.
No caso das manutenções elétricas, por exemplo, os equipamentos terão maior vida útil, mais confiabilidade e segurança e aumento da eficiência energética, ou seja, irão gerar mais com menos dispêndio de energia. “O que também reduz a ocorrência de manutenções corretivas e emergenciais, que são um transtorno para qualquer empresa, pois elas param a produção, resultando em profundas perdas financeiras”, observa.
Manutenções de entressafra são vitais, porém, o ideal é conduzir ações preventivas e preditivas ao longo de todo o ano
Embora o período de entressafra seja o momento ideal para conduzir as manutenções na planta industrial, o mais correto é realizar manutenções preditivas ao longo de todo o ano, realizando análises técnicas e tendo uma troca de informações entre a equipe mantenedora e a equipe do empreendimento, a fim discutir e planejar em conjunto ações otimizadas para entressafra. É o que o recomenda o consultor técnico da CPFL Soluções.
A manutenção elétrica não precisa ocorrer apenas na entressafra, mas ao longo do ano
Crédito foto: Divulgação CPFL
Ele explica que a manutenção preventiva se refere a um conjunto de inspeções realizadas regularmente, a fim de prevenir defeitos no funcionamento dos equipamentos. Como benefícios, destacam-se a prevenção das manutenções corretivas - uma vez que as ações são tomadas antes das paradas ou danos dos equipamentos; redução de quebras, envelhecimento e depreciação dos equipamentos; otimização do tempo e aumento da vida útil das peças.
A preditiva, por sua vez, está um passo à frente da preventiva, pois ela possibilita descobrir defeitos e detectar qualquer funcionamento anormal antes que ocorra uma parada não programada. Redução no tempo das manutenções - pois já se sabe quais os problemas serão solucionados; redução das desmontagens desnecessárias para inspeções e aumento da vida útil dos equipamentos estão entre as vantagens.
“As nossas modalidades de contrato atendem todas as necessidades dos clientes. Podemos, por exemplo, atuar ao longo da safra na manutenção preventiva ou preditiva de uma subestação, linha de transmissão, rede de distribuição e/ou cabines de medição. Mas é possível também conduzir um amplo diagnóstico em todas as instalações elétricas da usina a fim de detectar os pontos vulneráveis”, afirma Eberson Muniz.
Para a realização da manutenção elétrica é necessário especialistas em energia
Atualmente, a CPFL Soluções oferece serviços de manutenção para empresas sediadas no Estado de São Paulo e regiões limítrofes
Crédito foto: Divulgação CPFL
Para a realização do trabalho, a CPFL Soluções conta com especialistas em energia, que sempre buscam entregar mais do que o cliente solicitou. “Após fecharmos um contrato de manutenção, que pode ser anual ou plurianual, fazemos um estudo para verificar o que realmente precisa ser feito, visando sempre agregar mais economia e vantagens.”
Atualmente, a CPFL Soluções oferece serviços de manutenção e retrofit para empresas sediadas no Estado de São Paulo e regiões limítrofes. Já a parte de infraestrutura, que contempla a construção de linhas e estações e conexão com geradores (parque industrial-distribuidora) a prestação de serviço tem abrangência nacional.
Para saber mais sobre as soluções da CPFL para o setor sucroenergético, basta clicar: https://cpflsolucoes.com.br/entressafra/

