Maranhão terá nova usina de etanol de milho e sorgo
01-08-2025

Com investimento de R$2,5 bilhões, capacidade de produção da nova planta passa dos 900 milhões de litros
Por Daumildo Júnior* | Balsas (MA)
A região do Matopiba terá mais uma usina de etanol a partir desta sexta-feira, 1º. A Inpasa inaugura uma unidade de fabricação de etanol de milho e sorgo na cidade de Balsas, região sul do estado do Maranhão, e próximo dos estados do Piauí e Tocantins.
A usina tem capacidade de produzir 925 milhões de litros de etanol a partir do processamento de 2 milhões de toneladas de milho e sorgo. Além disso, a fábrica de biocombustível também produzirá outros subprodutos, como 490 mil toneladas de DDGS (sigla em inglês para Grãos Secos de Destilaria com Solúveis, utilizados na produção de proteínas) e 47 mil toneladas de óleo vegetal.
Ao todo, a biorrefinaria representou um investimento de R$ 2,5 bilhões e aproximadamente 3 mil empregos durante a construção.
A escolha do local levou em consideração alguns aspectos como o incentivo fiscal oferecido pelo estado e também a localização estratégica. A nova planta está inserida em um dos polos produtores de milho do Nordeste. De acordo com o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o estado deve produzir 2,9 milhões toneladas do grão, se tornando o principal produtor da região, tanto do Nordeste como do Matopiba.
*Jornalista viajou a convite do Governo do Maranhão
Fonte: Estadão