Marcos Françóia está no livro “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito”
29-07-2024

O livro é um “catálogo digital” com a análise de especialistas sobre a evolução do setor bioenergético e o registro de personalidades que contribuem e contribuíram para essa evolução

Que o Proálcool impulsionou o mercado brasileiro de biocombustíveis e deu início a uma nova fase de produção de cana-de-açúcar no país, é fato. Mas o que muitos não imaginam é que o endividamento do segmento também começou nessa mesma época.

O diretor da MBF PARTNERS Consultoria, Marcos Françóia, em sua participação na live: “As Finanças do Setor Bioenergético”, realizada para conteúdo do livro: “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito”, explicou que a instituição do Proálcool abriu um novo horizonte para as usinas de cana-de-açúcar, que viram ali uma oportunidade de diversificar a produção e aproveitar as oscilações de ambos os mercados.

“Os investimentos nessa época foram altíssimos. Diversas empresas tiraram recursos dos próprios bolsos para fazer aquisições e/ou ampliações. O problema é que, com o fim do programa, muitas não conseguiram honrar seus compromissos, uma vez que as margens começaram a cair drasticamente.”

Segundo o consultor, o endividamento - que começou pequeno - cresceu até virar uma bola de neve. “As empresas que conseguiram administrar essa questão eram aquelas que possuíam cana própria. Sem precisar desembolsar altas quantias para pagar arrendamentos e fornecedores de cana, elas poderiam injetar os lucros em seus próprios caixas.”

Marcos é um dos personagens do livro “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito”, produzido pela equipe da CanaOnline. Seu primeiro lançamento será em 14 de agosto na 30ª Fenasucro & Agrocana.