Massa radicular da cana registrou um incremento de 11% em área plantada com plantadora automatizada com as Caixas de Óxido
03-03-2021

Quanto mais raízes, mais vigor e mais perfilhos
Quanto mais raízes, mais vigor e mais perfilhos

Sistema radicular da cana mais desenvolvido ameniza o impacto do déficit hídrico

A análise do desenvolvimento do sistema radicular das plantas faz parte do experimento realizado pela AgroQuatro-S Experimentação Agronômica Aplicada, em parceria com a DMB Máquinas e Implementos Agrícolas, que analisa os diferenciais dos plantios realizados com máquina automatizada, e a plantadora convencional.

 O crescimento de raízes (11% maior), foi quantificado cinco meses após o plantio com a Plantadora de Cana Picada PCP 6000 Automatizada com as Caixas de Óxido em relação ao local onde ocorreu a utilização da máquina convencional, de acordo com informações do sócio da AgroQuatro-S.

Essa avaliação foi feita antes do início do Outono, que apresenta queda do índice pluviométrico e, por isso, a planta já começa a ter morte radicular – detalha. “As raízes foram mensuradas até um metro de profundidade. Houve um enraizamento maior e mais profundo”, constata.

Abrangendo maior volume de solo e com maior aprofundamento, o sistema radicular da planta tornou-se um fator importante para amenizar o impacto do déficit hídrico, que chegou a 170 mm durante a colheita em outubro. “Até março de 2020, as condições foram favoráveis. Nos meses seguintes, a situação foi adversa: onda de calor, seca, falta de água. Mesmo assim, essa cana conseguiu ter ganhos significativos de produtividade quando houve uso da plantadora automatizada”, enfatiza.

 Localizada em Sales de Oliveira, SP e com uma área de 1200 hectares (95% arrendada), a AgroQuatro-S é uma empresa produtora de cana-de-açúcar focada na formação de canaviais com alto desempenho, tendo como pilares o trabalho científico, as boas práticas de produção, treinamento da equipe e a adoção de produtos e tecnologias de ponta.

Fonte: CanaOnline