Matriz do terceiro eixo, amplo uso de biológicos e modernização do plantel varietal contribuem para elevação da produtividade da Cofco
05-04-2021
Gerente de Planejamento e Desenvolvimento Agrícola da companhia, Patrícia Fontoura, foi uma das debatedoras da live “Inovações tecnológicas e melhores práticas de manejo para a obtenção de canaviais de alto desempenho”
Leonardo Ruiz
Na safra 2020/21, a média de produtividade dos canaviais que fornecem matéria-prima às quatro usinas da COFCO International foi de 99 toneladas por hectare (TCH), um rendimento pouco comum no segmento, já que a média nas usinas do Centro-Sul gira em torno de 75 TCH. Há oito anos, a produtividade média do grupo era de 70 TCH. Segundo a Gerente de Planejamento e Desenvolvimento Agrícola da companhia, Patrícia Fontoura, esse expressivo aumento se deve a adoção de novas ferramentas, tecnologias e práticas de manejo.
Em 16 de março, a profissional participou da live “Inovações tecnológicas e melhores práticas de manejo para a obtenção de canaviais de alto desempenho”, que fez parte da programação do Encontro Cana Substantivo Feminino On-line, que promoveu 10 lives no decorrer do mês de março com mulheres que atuam no setor sucroenergético nacional.
As transmissões ocorreram simultaneamente nas páginas do YouTube, Facebook e LinkedIn da CanaOnline. O Encontro teve o apoio da Corteva AgriScience, FMC, Koppert, Microgeo e TELOG.
De acordo com Patrícia, uma das principais alavancas de produtividade na COFCO foi a adoção da matriz do terceiro eixo, técnica que consiste em colher os canaviais seguindo uma ordem cronológica, iniciando a safra com as canas mais novas e finalizando com as mais antigas. O objetivo é mitigar e reduzir a exposição dos canaviais mais jovens - e consequentemente com sistemas radiculares menos desenvolvidos - ao déficit hídrico.
Durante a live, a gerente de Planejamento e Desenvolvimento Agrícola da COFCO destacou também o crescente uso de produtos biológicos nas unidades do grupo. “Temos diminuído a utilização de inseticidas e fungicidas de alto impacto. Os biológicos, além de serem ferramentas ambientalmente mais sustentáveis, têm proporcionado altos níveis de controle. Há alguns anos, nosso índice de infestação de broca era de 12%. Ano passado, fechamos em 1,5% em duas usinas. Fizemos também parceria com produtores de abelhas, fato que nos ajudou na diminuição das infestações de cigarrinha.”
Outra frente de utilização de biológicos nas unidades da COFCO é para o manejo do solo, através da utilização de bactérias fixadoras de nitrogênio e de ácidos fúlvicos. Uma aposta que também vem entregando grandes ganhos em produção e rentabilidade.
Terceiro ponto abordado pela profissional foi a modernização do plantel varietal. “Nos últimos anos, o modelo de produção canavieiro mudou. Por conta disso, devemos mudar também as variedades utilizadas. Hoje, trabalhamos com clones e materiais recém-lançados, o que tem ajudado no incremento de produtividade dos canaviais.”
A live completa está disponível no canal da CanaOnline no YouTube, através do link: https://www.youtube.com/watch?v=llbDGQMGKSo&t
Fonte: CanaOnline

