Maurilio Biagi será um dos personagens do livro “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito
13-06-2024

O livro é um “catálogo digital” com a análise de especialistas sobre a evolução do setor bioenergético e o registro de personalidades que contribuem e contribuíram para essa evolução

A União Nacional da Bioenergia (UDOP) para homenagear os personagens do setor mais icônicos criou o Prêmio CanaSauro Rex, uma modalidade especial, onde poucos figuram. O empresário Maurílio Biagi faleceu em fevereiro de 1978, aos 64 anos. Bem antes da UDOP criar o prêmio, mas com certeza, mesmo em um setor com tantas feras, Maurilio é o Rex dos Rex.

Segundo informações do livro “Engenho Central e Fazenda Vassoural”, Maurilio nasceu na pequena Pontal no interior paulista, passou a infância no sítio paterno na vizinha Sertãozinho, onde desenvolvia várias atividades desde a lida nas roças, na olaria e até a engenhoca de cana para fabricação de aguardente, melado e rapadura. Estudou contabilidade como aluno interno no colégio dos padres salesianos em Campinas.

Na usina da família, Usina da Pedra em Serrana SP, exerceu as funções de balanceiro em 1933, gerente agrícola em 1934, gerente de moagem de cana 1935, e gerente-geral em 1936. Na divisão familiar de tarefas, passou a dirigir a Usina Santa Elisa em Sertãozinho.

Esse é só o começo da história, o enredo é muito rico, vai desde a observação de Maurilio no uso da vinhaça como fertilizante, o que levou ao pioneirismo na implantação de técnicas de correção de solos para o plantio da cana em larga escala, passando pela criação de usinas, da Zanini S.A, até o ProÁlcool.

Maurilio será um dos personagens do livro “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito”, produzido pela equipe da CanaOnline. O maior levantamento jornalístico sobre a evolução do setor bioenergético, além de retratar ícones do universo canavieiro.

No livro, as informações não se resumem a escrita, pois ganham o reforço da fala e da imagem, será lançado no segundo semestre de 2024. Terá uma versão impressa e outra digital.