Mauro Xavier, do IAC, será premiado no 13º Cana Substantivo Feminino
07-03-2025
O Diretor do Centro de Cana do IAC receberá o prêmio na modalidade ‘Homens que Apoiam as Mulheres’. O 13º Cana Substantivo Feminino acontece em 20 de março e as inscrições estão abertas
Na natureza, a flor da cana-de-açúcar representa fertilidade, renovação e potencial transformador. No mundo agronômico, ela é essencial para a produção de sementes, simbolizando o poder do feminino como criador e sustentador de ciclos vitais. Assim como a flor da cana permite o surgimento de novas variedades, as mulheres, ao longo da história, têm sido agentes de mudança, nutrindo e inspirando gerações com suas realizações.
Essa conexão entre a natureza e o protagonismo feminino é destacada por Mauro Alexandre Xavier, pesquisador e diretor do Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC), que vê na ciência e na sua própria trajetória exemplos concretos da força feminina.
Mauro compartilha como a influência de duas mulheres — sua avó e sua tia — moldou sua vida pessoal e profissional. Relembra com gratidão as lições de família e determinação transmitidas por sua avó, e como sua tia foi fundamental para seu desenvolvimento.
“Minha avó me ensinou sobre o valor da família, enquanto minha tia abriu as portas para o universo profissional. Trabalhei em sua padaria em São José do Rio Preto - SP, e foi ela quem me incentivou a estudar, acreditando no meu potencial. Essa base de responsabilidade e disciplina que ela construiu foi essencial para eu chegar aonde estou hoje”, contou.
Saiba mais sobre Mauro Xavier e sua atuação para a valorização das mulheres no setor bioenergético no livro ‘Mulheres da Cana-Açúcar’, que será lançado no 13º Cana Substantivo Feminino.
INSCRIÇÃO PELO LINK https://www.sympla.com.br/evento/13-encontro-cana-substantivo-feminino/2802867

