Mauro Xavier está no livro Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito
03-07-2024
O livro é um “catálogo digital” com a análise de especialistas sobre a evolução do setor bioenergético e o registro de personalidades que contribuem e contribuíram para essa evolução
O último grande ciclo de expansão da cana-de-açúcar foi marcado por uma alta concentração de plantio em um curto espaço de tempo. Estima-se que a abertura de novas áreas no início dos anos 2000 tenha sido equivalente a área total cultivada com a cultura em mais de cinco séculos de atividade no Brasil.
O problema é que essa corrida ocorreu de forma desordenada. Os materiais propagativos não possuíam qualidade necessária para formação de novos canaviais, e as variedades utilizadas eram bastante antigas, pois além de tradicionais, eram as únicas que os produtores podiam encontrar em abundância no mercado.
Passado esse período, era chegada a hora do setor retomar alguns princípios, sobretudo de técnicas que pudessem simplificar o processo, diminuir custos e resgatar a sanidade da operação. Pensando nisso, o Programa Cana do Instituto Agronômico (IAC) apresentou, em 2012, o sistema de multiplicação denominado Mudas Pré-Brotadas (MPBs).
A tecnologia revolucionou o plantio de cana-de-açúcar, restaurando os benefícios da formação de viveiros com mudas sadias e, consequentemente, contribuindo para a redução das ocorrências de pragas e doenças. O sistema possibilitava ainda a rápida introdução de novas variedades no plantel e o replantio de falhas com muito mais eficiência.
Um dos pais do MPB, o pesquisador Mauro Alexandre Xavier, atual diretor técnico do Centro de Cana do IAC, em sua participação na live “Inovações para a obtenção de canaviais com alto desempenho” afirmou que a tecnologia está consolidada, com a grande maioria das unidades bioenergéticas possuindo suas próprias biofábricas para a produção interna de mudas.
Mauro é um dos personagens do livro “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito”, produzido pela equipe da CanaOnline. O maior levantamento jornalístico sobre a evolução do setor bioenergético, além de retratar ícones do universo canavieiro. O livro que tem versão impressa e digital terá seu primeiro lançamento em 13 de agosto na 30ª Fenasucro & Agrocana. Haverá outro lançamento na Reunião de Outubro do Fitotécnico do IAC.

