Mayra Theis, sócia da PwC, participa do painel “Mulheres na Gestão” no VIII Encontro Cana Substantivo Feminino
25-02-2019

Segundo ela, o aprendizado contínuo proveniente das relações com as pessoas tem sido fundamental para o desenvolvimento da sua carreira
Renato Anselmi
Uma trajetória com diversas lições já aprendidas – e muitas ainda a aprender –, propiciadas por clientes, líderes, liderados ou mesmo familiares, tem marcado, de maneira relevante, a carreira profissional de MayraChristoTheis, sócia daPricewaterhouseCoopers(PwC), que coordena diversos projetos de consultoria tributária e societária para empresas que atuam no agronegócio, desde as familiares até grandes grupos.
“A parte técnica é o que posso chamar de zona de conforto, apesar da área tributáriaser tema de alta complexidade nesse país. Eu tiro os maiores aprendizados das relações com as pessoas, que permeiam nossa carreira, a todo momento”, enfatiza Mayra Theis, que será uma das debatedoras no painel “Mulheres na Gestão”, que faz parte da programação do VIII Encontro Cana Substantivo Feminino. O evento será realizado em 21 de março no Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC), em Ribeirão Preto, SP.
“O companheirismo e apoio das equipes que fiz parte ou liderei e o comprometimento das pessoas nos marca de forma muito particular”, observa. Ao avaliar os vinte anos de sua trajetória profissional, ela destaca também a confiança depositada pelos clientes, o reconhecimento do resultado dos trabalhos, o aprendizado contínuo com pessoas mais ou menos experientes,“mas que são inspiradoras e fazem a diferença”.
Mayra Theis trabalha há mais de 14 anos na PwC. Atualmente, em conjunto com seu sócio, está na liderança de três escritórios voltados para o agronegócio, localizados em Ribeirão Preto, Goiânia e Cuiabá. Antes da PwC, ela trabalhou em outra empresa de consultoria e auditoria por aproximadamente seis anos. Formada em Ciências Contábeis pela PUC São Paulo e em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), começou a carreira como trainee, tornando-se gerente, gerente sênior e sócia.
Segundo Mayra Theis, houve um aumento de mulheres em cargos de liderança. “Mas, ainda os números são muito tímidos”. Na opinião dela, para que ocorra mudança nessa realidade é preciso muita consciência e apoio da sociedade e das lideranças dentro das empresas. “Tive a felicidade de trabalhar em projetos, ou mesmo naPwC, com líderes fantásticas, empoderadas e extremamente competentes, e também com homens fantásticos, inteligentes e inclusivos”, afirma.
No setor sucroenergético prevalece, com certeza, o gênero masculino na maioria das posições de liderança – avalia –, assim como ocorre nas empresas em geral. “Arrisco a dizer que não vejo o setor sucroenergético, nos dias atuais, em condição mais ou menos inclusiva do que os demais setores”, pondera.
A presença da mulher em posição de liderança requer, no entanto, muito empenho. “Começa demandando muito esforço e dedicação paraalcançá-la, depois exige novamente muita dedicação para mantê-la. Para qualquer pessoa, homem ou mulher, apoio familiar, dos lideres e liderados é fundamental. Determinação e vontade então são imprescindíveis”, destaca.
De acordo com ela, a liderança para a mulher, com família e filhos, não pode representar uma encruzilhada. “A divisão de papéis no núcleo familiar e apoio mútuo são necessários para se atingir o sucesso. As empresas precisam reconhecer que os homens também têm essa responsabilidade”, diz.
Mayra Theis observa que a sua atividade demanda muita energia. Por isso, ela acha importante ter tempo destinado a recarregar as baterias para propiciar qualidade, principalmente, em seus momentos com a família. “Procuro manter alguns hábitos que me ajudam a desligar da rotina do escritório, como cozinhar e praticar esporte”, exemplifica.
A sócia da PwCconsidera muito gratificante participar do Encontro Cana Substantivo Feminino. “É um fórum rico em discussões e troca de experiências. O evento me atualiza em relação ao valor que a mulher, em específico, tem gerado ao setor sucroenergético, em um ambiente que me faz sentir em casa”, observa.
Além de Mayra Theis, o painel “Mulheres na Gestão” vai contar com as presenças de Patrícia Matarazzo, produtora de laranja e cana, gestora da Fazenda Santa Cruz do Pau d’Alho, de Bebedouro, SP;Janine De Nes, CFO (Chief Financial Officer),da Reed ExhibitionsAlcantara Machado;Alessandra Feijó,Gerente de Produção Industrial da Raízen; Cristiane Yoko Takahashi, Gerente Executiva de Excelência Operacional da Tereos; Aline Silva, Gerente de Projetos de Cana da Solidaridad Brasil e da jornalista Josiane CotrimMacieira, mestre em Comunicação Política, idealizadora dafundação da Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA) no Brasil.
A programação do VIII Encontro Cana Substantivo terá também os painéis: “Com elas os tratos culturais têm excelência”, “As mulheres dominam as máquinas” e “As Mulheres e a Ciência”.
A inscrição para o evento dá direito aos debates, test-drive com máquinas agrícolas, café de boas-vindas, brunch, coquetel de confraternização e sacola oficial do evento recheada de mimos.
INSCRIÇÃO GRÁTIS - DOAÇÃO VOLUNTÁRIA:
Para se inscrever basta enviar um e-mail para luciana@canaonline.com.br
E informar nome, empresa, função e fone. Vagas limitadas.
Como a inscrição é grátis e oferece um monte de coisas, que tal fazer uma boa ação? Doar R$ 50,00 que serão destinados integralmente ao Hospital de Amor (antigo Hospital de Câncer de Barretos) www.hcancerbarretos.com.br – e a Acesa Capuava - www.acesacapuava.com.br - Associação Cultural Educacional Social e Assistencial Capuava – que atende pessoas com autismo.
Quem puder doar, basta complementar as informações do e-mail com nome completo, endereço completo e CPF, que encaminharemos um boleto.
Serviço
VIII Encontro Cana Substantivo Feminino
Data: 21 de março de 2019
Local: Centro de Cana do IAC – Ribeirão Preto/SP
Contato: (16) 3627-4502 | (16) 3446-6877
Dúvidas e inscrições: luciana@canaonline.com.br
Mais informações na página: https://www.facebook.com/cana.substantivo.feminino
Fonte: Cana Substantivo Feminino