Megacana: o partido da Frente Parlamentar do Setor é a cana, diz Arnaldo Jardim
13-09-2021
No Painel, o Agro é Cana, o presidente da SIAMIG, Mário Campos, entrevistou o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar de Valorização do Setor Sucroenergético, Arnaldo Jardim, com um bate-papo interessante sobre a importância do parlamento para os avanços do setor no país.
De acordo com Arnaldo Jardim, a Frente Parlamentar é composta por parlamentares de todos os estados produtores de cana, só não tem representação do Amazonas e Roraima, porque a produção é bem menor. Outra característica é que a frente é pluripartidária, nunca se permitiu que fosse hegemonizada por um único partido, os debates políticos ficam de fora. “O partido da Frente é o da cana e temos zelado por isso, não permitindo que debates políticos a contaminem e a dividam”, afirma.
Mário Campos indagou sobre a contribuição da Frente para os avanços do setor e Arnaldo Jardim disse que contribuiu no enfrentamento do setor aos regimes de cota e barreiras de alguns países para o açúcar. Acompanhou a primeira resolução para geração distribuída e conexão do setor, para que as usinas pudessem produzir a bioeletricidade. Na evolução da mistura do etanol anidro na gasolina, que passou de 18% e hoje está em 27%. Além de trabalhar para a implementação do Código Florestal Brasileiro e da discussão da mecanização da lavoura. “Cada uma dessas etapas foi tratada pela Frente, que tem feito toda a diferença”, destacou Arnaldo.
Mário Campos reconheceu a importância da frente e de Arnaldo Jardim como um líder e de altíssima capacidade de articulação.
Já quanto ao futuro e planejamento da Frente para este final de 2021 e 2022, Arnaldo Jardim disse que um dos compromissos principais é com a pesquisa e com o etanol de segunda geração. A Frente conseguiu um contingenciamento de verbas para a Embrapa, já aprovada pelo governo. Além de continuar com a pesquisa e avanços da Renovacalc.
Outro tema para o futuro é a questão do transporte de carga e a reforma tributária. “Precisamos garantir a manutenção da diferença tributária para o etanol, não podermos perder isso”, afirmou.
Assista a TV Megacana Tech Show 2021 - Programa #4
Fonte: Gerência de Comunicação SIAMIG

