Meiosi + MPB é o futuro do setor
08-05-2018

A redução dos custos com o plantio faz com que ela se torne a melhor alternativa possível para os produtores

A Meiosi (Método Interrotacional Ocorrendo Simultaneamente) é um conceito criado na década de 1980, mas que caiu em desuso em função da falta de tecnologia que permitisse que o sistema fosse implantado com eficiência. Mas o desenvolvimento recente das Mudas Pré-Brotadas (MPBs) e a evolução da agricultura de precisão permitem a implantação eficiente da Meiosi.

No sistema deMeiosi + MPB, planta-se uma ou duas linhas de mudas pré-brotadas numa área de reforma de canavial e deixa-se um espaço entre as linhas, que será plantado com alguma cultura de interesse econômico (soja ou amendoim) e/ou agronômico (crotalária). Após a colheita dessa lavoura, as linhas de cana serão cortadas e desdobradas nessa área adjacente. A taxa de multiplicação dependerá do tratamento dado as linhas de cana e da expertise com o sistema.O sistemaMeiosi - MPBs.

O sistema apresenta vários benefícios:
• Melhor custo-benefício
• Maior relação de desdobra
• Menor emissão de monóxido de carbono durante o plantio
• Possibilita o plantio intercalar com uma cultura de interesse econômico e/ou agronômico
• Disponibiliza áreas de plantio, tornando uma fonte rentável de recurso para pequenos e médios produtores de cana
• Forte apelo social de distribuição de renda entre fornecedores de cana
• Facilita o rouguing, por ser uma linha distante de outra
• A cana, já sadia, é desdobrada em solos revigorados por outras culturas, o que turbina seu desempenho
• Não há transporte da cana-muda para outras áreas
De olho nesses benefícios, o produtor João Moacir Scotton, do município paulista de Ipeúna, implantou em 2017, pela primeira vez, a Meiosi em sua propriedade. Plantou dois hectares de CTC 9001 com a expectativa de desdobrar para uma área de 40 hectares, ou seja, a taxa de desdobra deve girar na casa de 1:20. A cultura intercalar escolhida foi a soja, por propiciar maior retorno econômico.

Os resultados foram tão expressivos, que Scotton já adquiriu mais três hectares de MPBs – variedade RB867515 – para plantar este ano. “Meiosi é o futuro do setor. A redução dos custos com o plantio faz com que ela se torne a melhor alternativa possível para os produtores, sejam eles pequenos, médios ou grandes.”

Veja matéria completa na editoria Tecnologia Agrícola na edição 53 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.