Microgeo apresenta soluções biológicas para revitalização do solo no Cana Show – IAC
Durante o Cana Show - IAC, Marco Antônio Farias, coordenador de desenvolvimento de mercado da Microgeo, destacou as tecnologias que a empresa oferece ao setor sucroenergético, com foco na revitalização da biota do solo e no aumento da eficiência agronômica.
A principal solução apresentada foi o Microgeo, um repositório biológico de solo que tem como objetivo repor a vida microbiológica ao sistema, favorecendo o aproveitamento dos nutrientes aplicados no canavial, seja em cana planta ou em cana soca.
Além disso, a Microgeo levou ao evento a linha Vigorgel, composta por inoculantes: Vigorgeo Azos, que utiliza a bactéria Azospirillum para auxiliar no desenvolvimento da cana-de-açúcar, promovendo a fixação biológica de nitrogênio e outros benefícios. E o Vigorgeo Phosph que visa melhorar a eficiência da absorção de fósforo no solo, auxiliando na nutrição da planta.
Um diferencial importante da empresa são as bioestações, instaladas nas propriedades ou usinas em regime de comodato, para produção contínua de compostagem líquida, aplicada diretamente no solo.
Farias também destacou resultados obtidos em parceria com o Prof. Dr. Carlos Cruciol e a Dra. Gabriela Siqueira, da UNESP Botucatu, que comprovaram benefícios como aumento na atividade biológica e nas enzimas do solo; maior eficiência no uso da água e melhor conforto térmico da planta; melhora na disponibilidade de nutrientes como fósforo, potássio e cálcio e elevação dos índices de TCH, TH e retorno econômico por hectare.
“Estamos muito satisfeitos em apresentar essas tecnologias que devolvem vida ao solo e promovem ganhos reais ao produtor de cana”, concluiu.