Ministro diz que Indonésia está considerando obrigatoriedade de combustível misturado com bioetanol
09-10-2025

Ilustração
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A Indonésia está considerando estabelecer um nível obrigatório de teor de bioetanol de 10% para a gasolina vendida no país para reduzir as emissões de dióxido de carbono e reduzir sua dependência de importações de combustível, informou a agência de notícias estatal Antara na terça-feira, citando seu ministro de energia.

O governo da Indonésia busca expandir o uso de biocombustíveis produzidos a partir de óleo de palma e cana-de-açúcar, enquanto o presidente Prabowo Subianto pressiona a quarta nação mais populosa do mundo a se tornar mais autossuficiente em energia . No entanto, a mistura obrigatória de bioetanol para a gasolina tem enfrentado atrasos na implementação devido à oferta limitada de etanol.

"Tivemos uma reunião com o presidente ontem à noite. O presidente concordou com o plano de 10% de bioetanol obrigatório", disse o ministro da Energia, Bahlil Lahadalia, segundo a publicação.

A medida visa reduzir as importações de gasolina, disse Bahlil, já que 60% da gasolina consumida na maior economia do Sudeste Asiático é importada.

O CEO da empresa estatal de energia Pertamina, Simon Aloysius Mantiri, disse que a empresa estava pronta para ajudar a implementar o plano, de acordo com a Antara.

Em um comunicado divulgado na quarta-feira, a Pertamina disse que, para ajudar a reduzir as importações, também está aumentando a produção de petróleo upstream e modernizando sua refinaria de Balikpapan, com o objetivo de iniciar as operações da refinaria em novembro.

A Indonésia tinha capacidade para produzir 303.325 quilolitros de bioetanol por ano em 2024, mas a produção ficou em 160.946 kL, com importações de 11.829 kL, de acordo com dados da Apsendo, uma associação de produtores indonésios de álcool metílico e etanol.

A demanda interna por bioetanol ficou em 125.937 kL no ano passado, enquanto as exportações atingiram 46.839 kL. 

Fonte: Reuters