Ministro resgata diesel verde e propõe combustível do futuro em Davos
19-01-2024

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, adotou na Suíça, para o encontro do World Economic Forum, o esforço para trazer o Brasil de volta à vanguarda nas propostas de alternativas energéticas para fazer frente à crise climática.

Por Christina Lemos

O representante do Brasil no encontro insistiu em opções viáveis para a descarbonização da matriz energética do planeta, em reunião com autoridades da Aliança Global dos Biocombustíveis. 

Entre as propostas apresentadas por Silveira está a adoção do SAF - o chamado diesel verde; a criação do marco legal para a atração de investimentos na captura a estocagem de CO2; e o aumento da mistura do etanol na gasolina para 30%. A comunidade internacional reunida em Davos tem como uma das principais preocupações a busca de substitutos viáveis para os combustíveis fósseis.

As propostas apresentadas pelo brasileiro estão no Programa Combustível do Futuro, que está em tramitação no Congresso Nacional e é considerada a maior iniciativa de descarbonização da mobilidade do planeta. O esforço do Brasil foi reconhecido pelo diretor da Agência Internacional de Energia (IEA), Fatih Birol, principalmente por iniciativas no setor de biocombustível, com o etanol, o biodiesel e o biogás na geração de energia elétrica e biometano. 

Fonte: Portal R7