MPB + meiosi se consolida como modalidade de plantio de alta excelência
09-09-2019

Prática criada na década de 1980, Meiosi voltou à tona com a chegada das Mudas Pré-Brotadas ao mercado nacional
Prática criada na década de 1980, Meiosi voltou à tona com a chegada das Mudas Pré-Brotadas ao mercado nacional

Solução reduz custos de plantio e agrega qualidade à matéria-prima

Texto e fotos: Luciana Paiva e Leonardo Ruiz

A Fazenda Belo Horizonte, de propriedade de Ismael Perina Jr. e de sua família, é um campo de excelência. Seus canaviais registram médias de renovação inferiores a 4%. Não pela falta de investimento, mas em decorrência da alta produtividade em soqueiras de cortes avançados. A média geral das áreas é de 110 toneladas de cana por hectare (TCH), sendo que há locais com canas de 10 cortes produzindo mais de 90 TCH.

Para Perina, a obtenção de ótimos números no campo é resultado da associação da prática do arroz com feijão bem-feito com o tempero de novas tecnologias, especialmente no momento do plantio que, segundo ele, é a operação mais cara da agroindústria e, certamente, a mais importante.

 

Tecnologia de MPBs da BASF, as mudas AgMusa são oriundas de material genético com elevado vigor

Ele conta que o “pulo do gato” foi a introdução da tecnologia de Mudas Pré-Brotadas (MPBs) de cana-de-açúcar, fato ocorrido há mais de sete anos. “Foi amor à primeira vista”, confessa. “A evolução alcançada a partir do momento em que começamos a trabalhar com as MPBs foi gigantesca, sendo que ao longo desse caminho temos constantemente observado novas e positivas surpresas.”

Mais do que só aproveitar a sanidade e pureza vegetal da MPB para formar viveiros, Perina quis extrair o máximo da tecnologia, associando-a à Meiosi (Método Interrotacional Ocorrendo Simultaneamente), uma modalidade de plantio da década de 1980 e que havia sido deixada de lado pelo setor.

 

Mudas AgMusa permitem a implementação de uma cana-de-açúcar mais forte, sadia e produtiva

A prática consiste em tombar uma cana sadia em solos revigorados por outros culturas, como soja, amendoim, milho e/ou crotalária, turbinando seu desempenho. “Graças ao uso da MPB aliada à Meiosi, obtivemos ganhos excepcionais em produtividade agrícola e conseguimos reduzir os custos de plantio na ordem de 30%.”

 

Ismael Perina: “Graças ao uso da MPB aliada à Meiosi, obtivemos ganhos excepcionais em produtividade agrícola e conseguimos reduzir os custos de plantio na ordem de 30%.”

No entanto, Perina ressalta que a viabilidade econômica do sistema passa pela taxa de desdobra. “Quando adotei esse sistema, minha taxa de multiplicação era de 1:7, ou seja, uma linha de cana plantada com MPB gerava cana-muda para outras setes linhas. Hoje, minha taxa de multiplicação ultrapassa 1:40.”

 

CONFIRA O ESPECIAL CANAONLINE PLANTIO DE CANA COM EXCELÊNCIA, ACESSE: http://www.canaonline.com.br/conteudo/edicao-61-portal-canaonline-julho-agosto-2019.html