Mulheres do Setor Sucroenergético - Cleusa Beck de Melo
31-03-2021

Cleusa, uma brasileira que produz cana no Uruguai
Cleusa, uma brasileira que produz cana no Uruguai

Lugar de mulher é em todos os lugares do setor

Cleusa Beck de Melo é brasileira, natural de São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul e vive no Uruguai. É casada com o uruguaio Luis Geraldo Saravia. Como agricultora, incialmente, seu sonho era trabalhar com hidroponia e ser produtora de cana. E ela conseguiu, se tornou produtora de cana no Uruguai e tem um projeto de hidroponia.

Mas um sonho puxa outro. E Cleusa passou a desejar ter seu próprio maquinário para carregar a cana para abastecer o caminhão e levar a matéria-prima para a usina. E não é que ela também conseguiu sua carregadora de cana!

Cleusa operando a carregadora de cana

Cleusa, o marido e o genro Pedro Costa, formam uma pequena empresa familiar. “Durante a safra, meu esposo, junto com um grupo cortam a cana e eu e meu genro trabalhamos na administração da empresa e operamos a máquina.”

O Uruguai não é um grande produtor de cana-de-açúcar, mesmo assim, a cana figura entre as culturas dominantes no país, junto com o arroz, a cevada, a beterraba açucareira, a batata, o milho e o trigo.

A cana é cultivada em torno de 600 mil hectares, a região norte do Uruguai apresenta as melhores condições para o desenvolvimento da cultura. Lá se encontram cerca de 400 produtores de cana, cada um ocupa em média de 30 a 40 hectares.

Amamos saber que a Cleusa é nossa fã. Também somos seus fãs, parabéns pelo trabalho

Parabéns, Cleusa, você é um exemplo de que no setor sucroenergético lugar de mulher é onde ela quiser.

Agradecemos a sua participação nesta campanha de reconhecimento da força feminina na agroindústria sucroenergética que realizamos neste mês de março. E ficamos muito felizes em saber que você é “nossa leitora, fã destacada e admiradora de nosso trabalho”.

Fonte: CanaOnline