Murcha da cana foi um dos alertas no 18º Grande Encontro de Variedades de Cana-de-Açúcar & Novas Técnicas de Fertilização
05-09-2024

Dib Nunes e Luciana Paiva na apresentação do livro Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito, no 18° Grande Encontro de Variedades de Cana-de-Açúcar e Novas Técnicas de Fertilização
Dib Nunes e Luciana Paiva na apresentação do livro Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito, no 18° Grande Encontro de Variedades de Cana-de-Açúcar e Novas Técnicas de Fertilização

Murchamento da cana-de-açúcar, pesquisas, novas ferramentas e soluções consagradas para a produção de canaviais sustentáveis, são temas do 18º Encontro

Nos eventos realizados pelo Grupo IDEA, Dib Nunes Jr. CEO da empresa, faz um balanço sobre o cenário bioenergético com ênfase na realidade dos canaviais. Foi o que ocorreu no 18° Grande Encontro de Variedades de Cana-de-Açúcar e Novas Técnicas de Fertilização, que acontece em Ribeirão Preto -SP, nos dias 4 e 5 de setembro.

Dib destacou o cenário de seca intensa na região Centro-Sul do Brasil, que impõe mais desafios aos profissionais do setor, como o controle da síndrome do murchamento da cana-de-açúcar, notada pela presença de colmos murchos. Essa síndrome tem se manifestado progressivamente, afetando todas as variedades em várias regiões produtoras do Brasil.

O equilíbrio entre o uso de soluções químicas e biológicas nos canaviais para produzir mais e melhor, foi ressaltado por Dib. O evento apresentou novas ferramentas como biofertilizantes e biológicos, além de produtos químicos já consagrados no mercado.

A importância das pesquisas de cultivares de cana e a necessidade de intensificá-las para atender aos diversos produtos da cana, além ds novos aspectos do campo, como secas prolongadas, uso de irrigação e até incêndios, foram salientadas por pesquisadores e profissionais do setor, durante o primeiro dia do 18º Grande Encontro.

Antes de ser consultor e presidente do Grupo IDEA, o agrônomo Dib Nunes Jr. foi melhorista de cana, o que leva a ter um apreço especial pelo Grande Encontro de Variedades. Em reconhecimento ao trabalho prestado por Dib ao setor, a jornalista Luciana Paiva, esteve presente ao evento e entregou-lhe um exemplar do livro "Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito”.

Escrito pelos jornalistas Luciana Paiva e Leonardo Ruiz, editora e coeditor da CanaOnline, o livro é um “catálogo digital” com a análise de especialistas sobre a evolução do setor bioenergético e o registro de personalidades que contribuem e contribuíram para essa evolução. Dib é um desses personagens.

O 18° Grande Encontro de Variedades de Cana-de-Açúcar e Novas Técnicas de Fertilização termina nesta quinta-feira, 5. E para baixar a versão digital do livro "Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito”, basta clicar no link: https://canaonline.com.br/conteudo/cana-de-tudo-do-acucar-ao-infinito.html