Na Japungu, 1/3 da área própria colhida de cana com gotejo representa 50% da cana própria
09-10-2025

Alexandre Guerra, gerente de Irrigação da Japungu Agroindustrial, localizada em Santa Rita, Paraíba, passa detalhes sobre o sistema de irrigação por gotejo empregado pela empresa e que teve início em 2008 com um projeto piloto de 50 hectares. Após 17 cortes, essa área apresenta produtividade média de 105 toneladas por hectare.

Quando o projeto foi implantado, a colheita era manual e com cana queimada. A variedade plantada foi a RB 92759, que fazia muito sucesso na época. Atualmente, a área de gotejo na Japungu é de 8.850 hectares de gotejo implantados e mais 650 a serem implantados, já adquiridos e em fase de montagem. Até abril de 2026, serão 9.400 hectares implantados. O plantel varietal é focado em variedades de cana responsivas à irrigação e o corte é com máquina.

“Na safra passada, colhemos mais de 8.000 hectares de cana com gotejo. Isso representou um terço da nossa área própria colhida. Com um terço dessa área própria, abastecemos a fábrica com 50% da cana própria”, salienta Alexandre. Nas últimas três safras, com o gotejo, a Japungu manteve uma média de 63 toneladas de cana por hectare, contra 55 toneladas que era a média dos anos anteriores com menor área de gotejo.

Confira no vídeo os detalhes passados por Alexandre, como instalação do sistema de irrigação por gotejo, espaçamento, manutenção...