Compartilhe:

Na safra, a Usina Cucaú gera 5 mil empregos diretos

A contratação de mão de obra é um desafio na Usina Cucaú, unidade que integra o Grupo EQM e que está localizada em Rio Formoso, zona da mata sul pernambucana, onde a declividade é um impeditivo para as máquinas, exigindo o trabalho humano.

Cláudia Dantas, diretora de Meio Ambiente, ESG e responsável pela área de gestão de pessoas da Usina Cucaú, está no Grupo EQM há 30 anos e observa que, um dos maiores desafios na atualidade é atrair e fidelizar pessoas na empresa. Especialmente na área rural e para a função de corte de cana. “Para enfrentar essa problemática, trabalhamos muito com a valorização das pessoas, item que o Dr. Eduardo Monteiro, nosso presidente, considera fundamental. Procuramos atrair e fidelizar a mão de obra com valorização, com programas de qualificação, programas de treinamento, com programas de premiação por desempenho dentro da empresa. Isso tem nos ajudado bastante.”

Claudia observa que o programa Jovem Aprendiz possibilita à empresa captar mão de obra qualificada, qualificar e dar oportunidades para esses jovens. “Porque a Cucaú é uma empresa de oportunidades. São quase 5 mil empregos diretos nessa época de safra. E 20 mil empregos indiretos.”

O impacto da Usina Cucaú nos três pilares do ESG é muito grande, salienta Claudia. No aspecto ambiental, a Cucaú tem mais de 6 mil hectares de mata atlântica preservada, a maior RPPN de Pernambuco, com quase mil hectares de mata. O viveiro de mudas tem capacidade de produção anual de mais de 100 mil mudas. E um centro de educação ambiental para a conscientização de crianças, adolescentes e universitários. “Enfim, o impacto social, ambiental e econômico da nossa usina Cucaú, que consideramos nossa pelo senso de pertencimento, é muito grande e muito gratificante.”

Veja o vídeo: