Nathalie Yamashita, da Corteva, é personagem do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar
05-03-2025
O livro será lançado no 13º Cana Substantivo Feminino, que acontece em 20 de março no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto - SP
Desde moleca, Nathalie Luz Silva Yamashita tinha o desejo de ingressar no curso de técnico agrícola. Arraigados ao preconceito que permeava o final da década de 1990, seus pais não permitiram. “Era colégio para meninos”, diziam. O tempo passou, mas não seu interesse pelas ciências agrárias. Quando chegou a hora de escolher a graduação, ficou dividida entre os cursos de veterinária, zootecnia e agronomia. Optou pelo último, iniciando os estudos em 2010, na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), de Presidente Prudente - SP.
Durante os dois anos iniciais de sua graduação, Nathalie trabalhou no açougue que seus pais mantinham na região de Presidente Prudente. No terceiro ano, se tornou secretária bolsista do curso noturno de produção sucroalcooleira, permanecendo até a conclusão da faculdade.
“Enquanto secretária do curso, tive a oportunidade de conhecer alguns profissionais de RH que trabalhavam em usinas de cana-de-açúcar. Quando me formei, agarrei esse networking e consegui um estágio de seis meses na Usina Alto Alegre. Na sequência, fui contratada como Trainee na Umoe Bioenergy, onde trabalhei por mais dois anos na área de qualidade agrícola”, conta a profissional.
A história continua na 2ª edição do livro ‘Mulheres da Cana-de-Açúcar’, que será lançada no 13º Cana Substantivo Feminino. Inscrições pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/13-encontro-cana-substantivo-feminino/2802867

