Nematoides matam a cana e estão presentes nos mais variados tipos de solo
02-08-2018

Saiba como identificar e amostrar os nematoides

Um mito que permeia o setor sucroenergético é que nematoides estão presentes apenas em solos arenosos. Ledo engano. Experimentos conduzidos por nematologistas em todo o Brasil evidenciam a presença dessa praga nos mais variados tipos de solo. Outro fato importante a ser destacado é que os nematoides não matam a cana. Portanto, se você está esperando seu canavial morrer para desconfiar que existem problemas com eles, pode esperar sentado.


Os indicativos da presença de nematoides incluem canaviais irregulares e pouco produtivos, especialmente em áreas que, supostamente, deveriam estar produzindo bem mais – alerta Leila. “Se plantou a variedade certa, adubou corretamente, utilizou os defensivos necessários, o solo não tem deficiência e, mesmo assim, a área não responde, pode ir lá que tem nematoides.”

Entretanto, para um diagnóstico correto e detalhado, é necessária a realização de uma amostragem de solo, enviando o material colhido para um laboratório qualificado a fim de ser analisado por um nematologista.

VÍDEO – APRENDA COMO AMOSTRAR CANAVIAIS PARA ANÁLISES DE NEMATOIDES
URL:https://www.youtube.com/watch?v=IdH1Jc_kIYI

De acordo coma pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Leila Luci Dinardo-Miranda, essas amostragens devem ser feitas, preferencialmente, nos períodos chuvosos (primavera e verão), quando as condições de temperatura e umidade são adequadas a um bom desenvolvimento da maioria das plantas e dos nematoides. “Amostras coletadas em época seca podem levar a um diagnóstico errado do problema, pois as populações de nematoides nessas condições tendem a se reduzir drasticamente, já que muitas raízes morrem em consequência da falta de umidade no solo.”

Veja matéria completa na editoria Capa da edição 56 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.