Nesta quinta-feira, CanaOnline visita a Pindorama, a maior cooperativa agrícola do Nordeste e que lançou a primeira Usina Flex da região
23-11-2023

Destilaria de etanol de milho da Cooperativa Pindorama, a primeira na região Norte/Nordeste. Crédito: Bccom Comunicação
Destilaria de etanol de milho da Cooperativa Pindorama, a primeira na região Norte/Nordeste. Crédito: Bccom Comunicação

O tour técnico da CanaOnline pelo Nordeste Canavieiro visita unidades bioenergéticas e produtores, dos dois estados que mais produzem cana na região: Alagoas e Pernambuco

Quem ainda tem dúvidas do sucesso do cooperativismo ou acha que esse modelo de gestão não se dá muito bem no nordeste brasileiro, é porque não conhece a Cooperativa Pindorama, localizada em Coruripe, Alagoas.

Fundada em 1956 pelo suíço-francês René Bertholet, que ao chegar em Alagoas ficou impressionado com a intensidade do êxodo rural no estado, a Pindorama começou com uma fábrica de suco de maracujá, construída em 1958. A partir daí não parou mais. Em 1982, inaugurou sua destilaria de etanol de cana-de-açúcar e, atualmente, conta com 11 unidades industriais e quase 100 produtos e sabores no mercado nacional, como sucos, açúcares, molhos, coco ralado, leite de coco, refresco em pós, fábrica de balas ... 

A Cooperativa Pindorama, capitaneada por Klécio Santos, possui 30 mil hectares de áreas produtivas, localizada entre os municípios de Penedo, Coruripe e Feliz Deserto. Suas terras estão divididas em 1.400 lotes, distribuídos em 22 comunidades e com uma população de aproximadamente 30 mil habitantes. 

Nessas áreas são cultivadas em abundância vários tipos de frutas – que são usadas como matéria-prima para os produtos comercializados pela Cooperativa. 

Agricultura – Com aproximadamente 90% do total da área agricultável, os associados exploram diversas culturas agrícolas, com ênfase para a cana-de-açúcar e a fruticultura (abacaxi, acerola, maracujá, coco, goiaba etc.). 

Pecuária – Há ainda exploração pecuária bovina leiteira e de corte, que além da manutenção dos animais em regime de pasto, utiliza subprodutos da indústria de sucos e bagaço de cana hidrolisado e enriquecido, como suplemento alimentar. 

Toda a área da cooperativa é banhada por cinco rios – o que melhora ainda mais a situação das terras – e 80% de sua área é plana, contribuindo para um bom aproveitamento do plantio.

Em fevereiro de 2023, a Cooperativa Pindorama, inaugurou a primeira destilaria de etanol de milho da região Norte/Nordeste, produzindo etanol e WDG – alimento para o gado. Com sua destilaria flex, a Pindorama produz etanol o ano todo. A nova safra canavieira está se iniciando e a previsão é de que se ultrapasse a marca de 1,3 milhão de toneladas de cana processadas, superando o recorde estabelecido na safra 22/23, de 1,2 milhão.

A CanaOnline trará para seus leitores um pouquinho desse universo Pindorama.

O material colhido no tour técnico da CanaOnline pelo Nordeste Canavieiro integrará o livro: Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito, que será lançado no segundo semestre de 2024.

Não percam.