No campo conduzido com Microgeo na Usina Cucaú a cana ficou tão vigorosa que chama a atenção
Cíntia Lins, RTV na Microgel, para o estado de Pernambuco e norte de Alagoas, observa que a região onde está localizada a Usina Cucaú, zona da mata sul pernambucana, recebe maior volume de chuva, a predominância é de solos de textura mais pesada e boa parte em região de encosta. Essas condições pedológicas e topográficas fazem com que a região seja mais propensa à erosão hídrica, a solos com compactação maior, com porosidade menor. E associado ao cultivo de cana-de-açúcar, que utiliza maquinários pesados, torna o cultivo muito desafiador.
“A Microgel pode contribuir muito para melhorar essas condições físico-hídricas. Quando fazemos o tratamento, as bactérias liberam substâncias, como a glomalina, que tem a característica de melhorar a agregação nesse solo. Promovendo maior formação e estabilidade de agregados, que contribuem para um aumento da porosidade, tanto da macroporosidade quanto da microporosidade do solo, fazendo com que esses solos fiquem com a condição físico-hídrica melhor”, explica Cíntia.
Lucas Lima, RTV da Microgeo para Alagoas e Sergipe, conta que, para conferir a atuação da biotecnologia Migrogeo nas condições da Usina Cucaú, conduziram, em 2024, um campo de experimento em uma cana de ano, utilizando o padrão da usina, com o Microgel, e o resultado foi maior desenvolvimento da raiz, maior volume, maior comprimento radicular, em comparação com as áreas só com o padrão da usina.
A Microgeo faz parte do portfólio da Allterra, uma empresa do fundo gerido pelo Patria, que desenvolve soluções para tornar o solo mais eficiente, saudável e produtivo. A Allterra integra ciência, biotecnologia e impacto ambiental positivo para apoiar uma agricultura mais regenerativa. A empresa tem caminhado para se tornar a maior plataforma de Agricultura Regenerativa da América Latina.
Veja no vídeo mais diferenciais do campo com a biotecnologia Microgeo na Cucaú.

