Nordeste canavieiro se apresenta como um mercado em ascensão de inovações tecnológicas
Foi com imensa satisfação que ao realizar o tour técnico da CanaOnline pelo Nordeste Canavieiro, constatei que o setor nordestino se apresenta como um mercado em ascensão de inovações tecnológicas.
Visitei em Pernambuco as usinas São José, Petribu, Coaf e Cooaf-Sul. Em Alagoas, a Santo Antonio, o produtor Edilson Maia, a Nuseed, a Caeté, Coruripe e Cooperativa Pindorama. Em todas elas encontrei inovações, não só a adoção da mecanização dos canaviais, mas práticas sustentáveis no manejo, tratos culturais, irrigação, novos negócios e o uso de inteligência artificial.
Nesse quesito, uso de inteligência artificial, conversei com Felipe Facin, Gerente de Negócios da SOLINFTEC, que salientou que o Nordeste está em alta crescente, demandando inovações tecnológicas que contribuem para a maior produtividade, eficiência e que agregam valor ao negócio de forma sustentável.
A SOLINFTEC, por exemplo, atende 14 usinas espalhadas em cinco estados do Nordeste, nos últimos três anos implantou mais de 1.200 computadores de bordo, além de desenvolver projetos personalizados com o uso da inteligência artificial para atender as necessidades dos clientes.
Confira nosso bate-papo