Nosso Campo mostra a evolução das exportações do agro em SP
02-05-2023

Aproveitando o aniversário de 20 anos da TV TEM, o Nosso Campo mostra as mudanças do agronegócio nessas duas décadas.

Por TV TEM

Aproveitando o aniversário de 20 anos da TV TEM, o Nosso Campo mostra as mudanças do agronegócio nessas duas décadas. No programa deste domingo (30), a reportagem especial mostra a evolução das exportações paulistas desde 2003.

A pecuarista Ana Lúcia Bueno apareceu no Nosso Campo há 20 anos. Na época, ela estava apostando no rastreamento Sisbov, o sistema brasileiro de identificação individual de bovinos para certificar a boa procedência da boiada.

O objetivo era ganhar o mercado europeu e aumentar a lucratividade da fazenda. Ana acreditava que o então novo sistema de rastreamento poderia abrir portas no mercado externo. Duas décadas depois, muita coisa mudou. A boiada não está mais na fazenda que foi arrendada para uma usina de cana.

O rebanho da Ana Lúcia foi transferido para uma fazenda em Mato Grosso do Sul. A pecuarista também deixou de usar o rastreamento Sisbov, mas continua de olho no mercado internacional.

A carne bovina é um dos principais produtos exportados pelo brasil. 20 anos atrás, o país exportava 1,4 milhão de toneladas de carne.

Agora, em 2023, a previsão é de que o volume ultrapasse 3 milhões de toneladas. E boa parte da carne que vai para outros países sai de um frigorífico, que tem uma unidade em Lençóis Paulista (SP), no centro oeste de São Paulo, e outras duas no Pará.

Assista em: https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/nosso-campo/noticia/2023/04/30/nosso-campo-mostra-a-evolucao-das-exportacoes-do-agro-em-sp.ghtml