Nova variedade de cana IACSP04-6007 apresenta produtividade 13% superior à variedade mais plantada no Brasil atualmente
25-11-2021
A IACSP04-6007 é uma variedade rústica, estável ao longo dos cortes, que mantém peso e ATR altos, mesmo com seca severa. A IACSP04-6007 e mais duas variedades de cana foram liberadas pelo IAC nesta terça-feira
Com produtividade 13% superior à variedade mais plantada no Brasil atualmente, a IACSP04-6007 é uma ótima alternativa para o setor sucroenergético. Esse acréscimo representa 10 toneladas a mais de cana por hectare. "Esses ganhos são ainda maiores nos nichos regionais para onde ela é indicada", afirma o líder do Programa Cana IAC e diretor-geral do Instituto Agronômico, Marcos Guimarães de Andrade Landell. É também muito versátil por apresentar excelente adaptação à região Sul e Centro Paulista até o Norte do Paraná e o Mato Grosso do Sul.
A IACSP04-6007 tem alta velocidade de crescimento inicial, característica que faz suas folhas fecharem mais rapidamente, causando sombras que evitam o surgimento de plantas daninhas. "Essa característica de fechar bem resulta numa espécie de guarda-chuva foliar, que protege a planta ao combater as ervas daninhas", explica. O benefício alcançado é a redução do uso de herbicidas. O crescimento veloz também permite seu plantio mais tardio.
"Estamos bem impressionados com o desempenho da variedade IACSP04-6007, pois vem se adaptando muito bem nos nossos ambientes de produção, que são muito restritivos. A variedade é rústica, estável ao longo dos cortes, mantém peso e ATR altos, principalmente nos anos que enfrentamos seca severa", diz Darci Emerson Moro Conche, gerente agrícola da usina Zilor, em Quatá, interior paulista.
A IACSP04-6007 foi originalmente selecionada na região Sudoeste do Estado de São Paulo, onde há menor déficit hídrico. Já apresenta áreas expressivas de cultivo nos Estados do Mato Grosso do Sul e Paraná, além de estar também na própria região de origem, no município de Assis, interior paulista. Atualmente, tem despertado muito interesse e vem ganhando espaço nas regiões Norte e Oeste do Estado, além do Triângulo Mineiro.
Características da IACSP04-6007
"Apesar de oriunda de região de clima mais ameno, quando em região mais quente, também tem se destacado inclusive em Goiás e Oeste paulista, desde que em solos com melhor capacidade de armazenamento de água", explica Landell. A IACSP04-6007 tem ótima maturação desde o início de safra, em abril, até o final, em setembro.
A IACSP04-6007 e mais duas variedades de cana - IACCTC05-2562, IACCTC05-956 - foram liberadas pelo IAC nesta terça-feira, 23, durante a 7ª Reunião do Grupo Fitotécnico de Cana de 2021.
Fonte: CanaOnline com informações da Assessoria de Imprensa do IAC

