NovaBio defende setor sucroenergético do NO e NE em reunião com embaixador dos EUA
08-08-2025

Renato Cunha (centro) ressalta importância da produção sucroenergético em encontro com embaixador – Foto: Divulgação
Renato Cunha (centro) ressalta importância da produção sucroenergético em encontro com embaixador – Foto: Divulgação

O presidente da Associação dos Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio), Renato Cunha, acompanhou o deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE), presidente da Comissão Brasil–Estados Unidos na Câmara dos Deputados, em reunião com o embaixador em exercício dos EUA no Brasil, Gabriel Escobar, neste quinta-feira (07/08). O objetivo foi tratar de questões comerciais que afetam diretamente a agricultura do Nordeste, especialmente o setor sucroenergético.

Durante o encontro, o Fonte solicitou a manutenção das isenções e a não aplicação de um aumento de 50% nas tarifas de exportação, medida que poderia impactar de forma significativa a agricultura no Norte e Nordeste. O pleito é considerado importante para o açúcar produzido na Zona da Mata, em Pernambuco, e para as mangas cultivadas no Vale do São Francisco, dois polos relevantes da economia regional.

Segundo Renato Cunha, a pauta integra um esforço contínuo de articulação internacional em defesa do setor canavieiro: “Seguimos colaborando e atuando em defesa do setor sucroenergético e da economia do Nordeste”. A reunião é parte de um conjunto de iniciativas que buscam fortalecer a relação comercial entre Brasil e EUA.

 Fonte: NovaBio