Novas variedades IAC, lançadas, na última terça-feira, apresentam alto potencial produtivo
22-09-2022

As cinco variedades IAC lançadas nesta terça-feira
As cinco variedades IAC lançadas nesta terça-feira

Novas variedades do Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC) se destacam pelo teor de sacarose, aumento de longevidade dos canaviais, possibilidade de longo período de colheita e adaptação a diversas regiões

Nesta terça-feira, 20, aconteceu no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto, SP, o lançamento de cinco variedades de cana do IAC. Confira baixo as informações de cada um dos novos materiais:

 A IACCTC07-7207 é uma variedade de alta produtividade, atingindo valores 27% superiores à produtividade agrícola da variedade padrão: a RB867515. Essa produtividade tão superior decorre da sua elevada população de colmos, que supera o padrão em 52% na média dos quatro primeiros cortes.

A IACCTC07-7207 também apresenta ótimos resultados no Nordeste. É uma variedade bastante ereta e com excelente adaptação ao plantio mecânico, o que a caracteriza como moderna e facilitadora das práticas de mecanização.

A IACSP02-1064 adapta-se muito boa a diversas regiões do Brasil, além de ser muito competitiva, com alta produtividade. Por ser precoce, amadurece logo no início da safra. O material acumula elevada sacarose e pode ser colhida por um longo período da safra – de abril a setembro. Seu rápido desenvolvimento inicial auxilia no sombreamento das entrelinhas, reduzindo a matocompetição.

A IACCTC05-5579 é uma variedade com perfil bastante moderno: ereta, com fechamento vigoroso das entrelinhas e muito adaptada ao plantio e colheita mecânicos. Ela viabiliza canaviais de grande longevidade graças à elevada população de colmos, atingindo número 38% a mais que a variedade padrão, a RB867515. O material destaca-se principalmente nas regiões mais quentes.

A IACCTC06-5732 é outra variedade que tem elevada população de colmos, superior à variedade padrão RB867515 em 31,4%. Isso ocorre porque ela apresenta excelente soqueira. Sua colheita pode ocorrer praticamente durante toda a safra, otimizando o início com o uso de produtos maturadores. Além dessa longevidade, esse material é muito adaptado ao plantio e colheita mecanizada.

Com bons resultados, principalmente em SP, a IACCTC08-9052 apresenta boa contribuição em regiões de maior altitude. Deve ser instalada em ambientes superiores ou de médio potencial. Também tem ótima performance com irrigação suplementar, mesmo que deficitária.

Fonte: CanaOnline