NOVIDADE: 3º Prêmio UDOP/Embrapa de Boas Práticas Ambientais conta com três novas categorias
23-08-2023
As inscrições podem ser realizadas apenas pelas associadas da UDOP.
O 3º Prêmio UDOP/Embrapa de Boas Práticas Ambientais contará com novas categorias para englobar uma ampla variedade de iniciativas das associadas da UDOP -- União Nacional da Bioenergia. Neste ano, a premiação da UDOP com a Embrapa Meio Ambiente reconhecerá os projetos nas seguintes áreas:
* Uso sustentável de fertilizantes nas áreas canavieiras, abrangendo projetos em escala piloto ou larga escala;
* Economia circular com máximo aproveitamento e destinação de resíduos, valorização de coprodutos e menor volume de descarte de resíduos em toda a unidade;
* Conservação do solo e da água nas áreas canavieiras, com enfoque em projetos em escala piloto ou larga escala.
Conforme o presidente da UDOP, Hugo Cagno Filho, o 3º Prêmio UDOP/Embrapa de Boas Práticas Ambientais promove a responsabilidade socioambiental em toda a cadeia bioenergética, além de aumentar a conscientização sobre os benefícios das energias alternativas, como o etanol e a bioeletricidade.
Clique aqui e faça a inscrição. O prazo para cadastro de projetos (relatos) vai até o dia 29 de setembro.
A cerimônia de premiação acontecerá, nos dias 22 e 23 de novembro, durante o 6º Seminário UDOP de Inovações em Araçatuba (SP).
Regulamento
Conforme o regulamento do 3º Prêmio UDOP/Embrapa de Boas Práticas Ambientais, as inscrições podem ser realizadas apenas pelas associadas da UDOP. Além disso, a inscrição deve ser individualizada por usina ou unidade, não sendo aceitas inscrições em grupo.
Outro aspecto relevante é a possibilidade de uma mesma usina concorrer em múltiplas categorias ou apresentar mais de um projeto dentro da mesma categoria, o que destaca a diversidade de boas práticas.
"Ao realizar o cadastro do projeto (relato), é essencial preencher de forma clara e objetiva os cinco itens, destacando as boas práticas e os benefícios obtidos em relação às práticas anteriores. Tanto o relato detalhado quanto as evidências que corroboram as informações fornecidas devem ser anexados nos itens especificados na página do prêmio", esclarece a pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente, Nilza Ramos.
Todos os projetos que cumprirem os critérios estabelecidos no regulamento serão avaliados por uma Comissão Avaliadora composta por profissionais da Embrapa Meio Ambiente e especialistas convidados. A Comissão Organizadora também poderá conceder menções honrosas aos projetos que se destacarem nas categorias.
Clique aqui e leia o regulamento do 3º Prêmio UDOP/Embrapa de Boas Práticas Ambientais.
Selo UDOP de Boas Práticas Ambientais
A UDOP concederá o Selo UDOP de Boas Práticas Ambientais para ampliar a visibilidade das boas práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) adotadas pelas associadas inscritas no 3º Prêmio UDOP/Embrapa de Boas Práticas Ambientais.
O selo, lançado em 2022, faz parte dos esforços contínuos da UDOP em prol do futuro sustentável e consciente. Neste ano, além do Selo UDOP de Boas Práticas Ambientais, as associadas da UDOP receberão um certificado de participação no prêmio, durante o 6º Seminário UDOP de Inovações em Araçatuba (SP).
O presidente executivo da UDOP, Antonio Cesar Salibe, afirma que esse selo confirma o compromisso das associadas da UDOP em adotar as melhores práticas ambientais, sociais e de governança. Isso reflete a constante busca por aprimorar a eficiência em todas as etapas da produção, mantendo um total respeito ao meio ambiente.
Clique aqui e leia o regulamento do Selo UDOP de Boas Práticas Ambientais.
Serviço
3º Prêmio UDOP/Embrapa de Boas Práticas Ambientais
Inscrição: até 29 de setembro
Cerimônia de premiação: 6º Seminário UDOP de Inovações * 22 e 23 de novembro
Informações: Clique aqui
Letícia Giacometti
Fonte: Agência UDOP de Notícias

