Novo biofertilizante está regenerando o microbioma do sistema solo-planta
19-01-2023
Esalq e BiomCrop desenvolvem novo conceito para reposição da biodiversidade do solo
Enquanto fertilizantes químicos predominam (ainda) no agronegócio, a BiomCrop mira no desenvolvimento de produtos naturais. Esses são capazes de repor a biodiversidade de microrganismos do solo - isto é, voltar o sistema solo-planta às condições de décadas atrás.
Probiom é o novo biofertilizante da BiomCrop. Para entender o produto, é preciso saber o que ele é. Biofertilizantes são adubos oriundos de fontes naturais, usados para este fim após serem fermentados. Graças a esse processo, carregam uma grande diversidade de microrganismos. O Probiom, por exemplo, um dos biofertilizantes produzidos pela BiomCrop, possui mais de 500 tipos de microrganismos.
Em relação a este novo produto desenvolvido em parceria com a Esalq, o objetivo do projeto é criar um produto multifuncional com alta tecnologia, voltado à agricultura sustentável.
"É um produto mais seguro e rentável, porque, comparado a um fertilizante químico, sai mais barato para o produtor. [O biofertilizante também] vai garantir segurança alimentar, por ser natural e não ter toxicidade; e resultar na regeneração do ambiente e do solo”, explicou Marta Rodrigues de Oliveira, pesquisadora da unidade Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) da Esalq-USP parceira da BiomCrop.
Veja matéria completa: http://www.canaonline.com.br/conteudo/esalq-e-biomcrop-desenvolvem-novo-conceito-para-reposicao-da-biodiversidade-do-solo.html

