Novo implemento otimiza uso de adubo e calcário em áreas com plantio convencional de cana
07-03-2019
DMB lança sulcador com caixa, que distribui ao mesmo tempo os dois produtose possibilita ganho de produtividade da cultura da cana
O desenvolvimento de equipamentos eficientes, que agreguem valor ao processo de produção agrícola, depende da sintonia entre fabricantes e produtores. Resultante dessa afinidade, o sulcador com aplicador de adubo e calcário– lançado recentemente pela DMB Máquinas e Implementos Agrícolas – atende demanda de fornecedores de cana do Triângulo Mineiro e do Norte do Estado de São Paulo, regiões pioneiras que fazem o plantio convencional (manual), inclusive em áreas com desdobra de meiosi.
Esses produtores perceberam a necessidade de otimizar a utilização dos insumos, distribuindo ao mesmo tempo adubo e calcário no sulco do plantio – revela o engenheiro agrônomo Auro Pardinho, gerente de marketing da DMB. Com presença constante no campo e a expertise da área de Engenharia em apresentar soluções para o setor, a empresa desenvolveuo novo implemento, que já foi testado e aprovado com sucesso.
Um dos grandes diferenciais desse equipamento é contar com tecnologia, que possibilita a aplicação de calcário de alta reatividade, muito superior ao tradicional. “Enquanto o produto convencional precisa de 2000 a 3000 mm de chuva para solubilizar, o de alta reatividade requer apenas 200 mm”, compara.
Com Poder Relativo de Neutralização Total (PRNT) bastante baixo, o calcário comum exige alta dosagem, que pode chegar a duas toneladas por hectare. O de alta reatividade tem um PRNT alto e requer uma dosagem mais baixa – detalha.
Para viabilizar a utilização decalcário de melhor qualidade, a DMB incorporou ao sulcador com aplicador, para áreas com plantio manual, a mesma tecnologia usada no Distribuidor de Adubo e Calcário – lançado pela empresa na Agrishow2018 –, que garante a aplicação do produto com total fluidez. Esse sistema desenvolvido pela área de Engenharia da empresa, após um árduo e detalhado trabalho, possibilita a aplicação de corretivo da acidez do solo, inclusive o de alta reatividade, de maneira eficiente e constante, sem falhas.
“O nosso objetivo é disponibilizar soluções, que possam agregar valor ao processo de produção e também facilitar o dia a dia do produtor”, comenta Auro Pardinho. Existe hoje uma grande preocupação – enfatiza – com a redução de custos na aplicação e com o máximo aproveitamento de insumos. Além de ser utilizado para a correção de pH, o calcário é uma boa fonte de cálcio e magnésio para a lavoura, possibilitando também uma melhoria na disponibilização de fósforo para a planta, o que contribui para o aumento da produtividade agrícola da cana-de-açúcar – destaca.
O novo sulcador possui uma caixa única de aço inóx com três compartimentos: um central que tem capacidade para 600 quilos de adubo e dois laterais com capacidade para 250 quilos cada um, para o calcário de alta reatividade.
CanaOnline

