Novo percentual de etanol à gasolina: saiba as vantagens do E30
30-07-2025

A expectativa é que o litro da gasolina E30 fique mais barato
A expectativa é que o litro da gasolina E30 fique mais barato

A partir do dia 1º de agosto, a mistura obrigatória de etanol na gasolina vai de 27% para 30% e de biodiesel no diesel de 14% para 15%. A medida foi aprovada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) em 25 de junho após a realização de testes com o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) para verificar a viabilidade técnica das novas misturas.

De acordo com os relatórios apresentados pelo IMT, os veículos abastecidos com o E30, como é conhecido o combustível com 30% de etanol, apresentaram comportamento similar aos abastecidos com o E27, atestando a segurança e desempenho da composição.

O aumento está dentro do que é permitido pela Lei do Combustível do Futuro (Lei nº 14.993/2024), que permite o ajuste para até 35% de etanol. Saiba mais sobre leis que incentivam os biocombustíveis no Brasil. A mudança de 27% para 30% abre portas para possíveis ampliações no futuro.

Vantagens do E30

A implementação do E30 traz uma série de vantagens econômicas e ambientais. Confira:

REDUÇÃO DO PREÇO: Segundo o secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia (MME), Pietro Mendes, a estimativa do governo é a redução de até R$ 0,11 por litro no preço da gasolina vendida dos postos. A redução é esperada porque, considerando a tributação, o etanol é mais barato que a gasolina.

MENOR DEPENDÊNCIA: O E30 reduzirá a dependência do Brasil em relação aos combustíveis fósseis. No cenário global atual, com os conflitos no Oriente Médio, o preço do petróleo fica mais suscetível a oscilações. Por isso, reduzir a necessidade de importar é de extrema importância. Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a medida aprovada fará com que o Brasil volte a ser autossuficiente em gasolina após 15 anos.

DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO: Também de acordo com o ministro, a transição do E27 para o E30 deve criar mais de 50 mil postos de trabalho, considerando empregos diretos e indiretos. Além disso, espera-se o investimento de R$ 10 bilhões entre capacidade industrial e máquinas agrícolas.

CORTE NA EMISSÃO DE CO2: Dados divulgados pelo MME apontam que a mudança de E27 para E30 pode cortar a emissão de até 3 milhões de toneladas de CO2 equivalente por ano.

Aproveite para conferir:

Etanol está mais vantajoso em relação à gasolina em Minas Gerais
Setor sucroenergético está pronto para atender nova demanda por etanol
Como a indústria sucroenergética pode contribuir com o meio ambiente?
Programa de Aceleração da Transição Energética: saiba tudo sobre a iniciativa

Fonte: Siamig