Novos programas de manejo atuam no aumento da produção de açúcar por hectare
27-01-2020
Pronutiva, da UPL, cuida de todo o ciclo da cultura de forma integrada, com soluções que contribuem para a melhor saúde vegetal da cana-de-açúcar, com ganhos em produtividade, qualidade, sustentabilidade e retorno do investimento
Luciana Paiva e Leonardo Ruiz
Alcançar os três dígitos em toneladas de cana por hectare tem sido o objetivo perseguido pelo setor nos últimos anos. Para alguns especialistas, porém, já é hora de o segmento abandonar sua busca incessante por TCH e começar a focar em outra sigla: TAH – Toneladas de Açúcar por Hectare.
Segundo dados do benchmarking do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), a média brasileira é de apenas 9,9 TAH. Dentre as regiões produtoras, o Estado de São Paulo é o que se sai melhor, com médias variando entre 10,2 e 11,1 TAH. No final do ranking, aparece o Nordeste, com 6,7 TAH.
Muitos produtores já entenderam essa importância e estão focando seus investimentos no aumento da produção de açúcar por hectare. Ultrapassar as 20 TAH é a meta atual. Outros vão mais longe. Afirmam que a cana-de-açúcar possui um potencial genético para produzir aproximadamente 50 toneladas de açúcar por hectare.
Gráfico Pronutiva Maturação
Fonte: UPL
A expectativa para os próximos anos é de um aumento significativo das médias brasileiras de TAH, impulsionado por inovações tecnológicas, como melhores técnicas de hibridação, canas geneticamente modificadas e adoção de sementes no plantio.
Mas, o setor também pode lançar mão de programas de manejo que atuam exatamente na melhoria da produção de açúcar pela cana-de-açúcar. Um deles é o Programa Pronutiva, desenvolvido pela UPL, uma das cinco maiores empresas de produtos agrícolas do mundo, e que reúne tradicionais soluções em proteção de cultivos como herbicidas e maturadores, com as mais modernas tecnologias de biossoluções, além de fissioativadores que estimulam as plantas a se desenvolverem com mais vigor, produtividade e qualidade.
Carlos Peres: A UPL oferece serviços e tecnologias para o setor sucroenergético produzir mais e melhor
Carlos Peres, Gerente de Produtos e Mercados - Cana & Pastagem da UPL, salienta que a empresa oferece estrutura de serviço e tecnologias que proporcionam maior produção de açúcar por área por mais cortes. “O setor precisa aumentar sua competitividade, produzindo mais na mesma área, mas com uso racional de insumos. Para isso, sabemos que não basta disponibilizar produtos inovadores, que aumentam o potencial produtivo da planta, também é fundamental oferecer conhecimento sobre manejo e uso adequado dessas soluções”, diz.
VEJA GRÁTIS MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO DE JANEIRO DA CANAONLINE - http://www.canaonline.com.br/conteudo/edicao-63-portal-canaonline-janeiro-2020.html

