Nutrição dos canaviais e uso de diesel precisarão ser revistos para o setor obter mais CBIOs
30-01-2020

O uso de adubos naturais como a crotalária contribui para a descarbonização dos canaviais
O uso de adubos naturais como a crotalária contribui para a descarbonização dos canaviais

Com o RenovaBio é preciso descarbonizar o processo produtivo de etanol. Produtor Ricardo Ducatti Delarco já trabalha para isso

Os produtores de etanol encontraram na Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio) uma forma de obter uma remuneração extra para o produto, ao comercializarem os Créditos de Descarbonização (CBios), obtidos se a empresa comprovar que reduziu as emissões de carbono na produção do combustível verde. Cada CBio equivale a uma tonelada de dióxido de carbono que deixa de ser emitida na atmosfera. A quantidade de litros de etanol necessários para a emissão de um CBio varia de 661,81 a 1.288,66, o valor aumenta em decorrência da menor eficiência.

Vários pontos do processo de produção de etanol devem ser revistos para reduzir a emissão de gases, mas a nutrição dos canaviais, com o uso de nitrogênio sintético, e o consumo de diesel nas máquinas agrícolas, são os que mais pesam de forma negativa para a descarbonização.

Ricardo Ducatti Delarco afirma já ter sido beneficiado pelo RenovaBio antes mesmo do programa entrar em vigor

Se adequar aos critérios do RenovaBio passou a ser uma rotina no setor, não só nas unidades sucroenergética, mas também entre muitos produtores de cana. É o caso do Engenheiro agrônomo formado pela UNESP de Jaboticabal e sócio proprietário da empresa RR Agrícola, Ricardo Ducatti Delarco que já está organizando os dados de sua propriedade de 2500 hectares localizada no município de Monte Azul Paulista. Sua intenção é divulgar os dados primários para as três usinas para as quais fornece matéria-prima: Santa Elisa (Biosev), Paraíso (Tietê Agroindustrial) e São Domingos. A expectativa do produtor é conseguir negociar um valor melhor por tonelada de cana entregue.

Delarco relata ter entendido quais pontos poderão gerar maior valor às unidades agroindustriais, como diminuir o uso de óleo diesel e de nitrogênio sintético. Adoção de Meiosi e Cantosi, aplicação de corretivos somente em cima das linhas de cana e rotação de culturas com Crotalaria são algumas das apostas do produtor, que afirma já ter sido beneficiado pelo RenovaBio antes mesmo do programa entrar em vigor.

 

VEJA GRÁTIS MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO DE JANEIRO DA CANAONLINE - http://www.canaonline.com.br/conteudo/edicao-63-portal-canaonline-janeiro-2020.html