O III ENCONTRO CANA SUBSTANTIVO FEMININO
05-01-2018
Ribeirão Preto, no interior paulista, foi sede do III Encontro Cana Substantivo Feminino, que aconteceu em 13 de março, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto. O evento reuniu cerca de 250 profissionais do agronegócio, em sua maioria executivas, provenientes de sete estados produtores de cana e também contou com a participação de profissionais da Alemanha e Argentina.
O primeiro painel foi: Comunicação e marketing no agronegócio. Teve como mediador: Rogério Mian, coordenador de comunicação da União dos Produtores de Bioenergia (Udop). E as debatedoras:
Leila A. Monteiro de Souza, presidente da Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Energia (Biocana); Mônica Santos, gerente de Comunicação da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais - Siamig; Grécia dos Santos, coordenadora de Comunicação e Marketing da Noble Brasil e coordenador do comitê de comunicação da Udop; Graciela Mognol, gerente de Departamento de Marketing Especialidades da BASF; Gislene Pessin, gerente de marketing e promoção da John Deere para a América Latina;.
A sustentabilidade transformando vidas, foi o segundo painel. Teve como mediadora: Maria Luiza Barbosa, consultora de responsabilidade social da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) e contou com as debatedoras: Carla Pires, diretora de sustentabilidade da Odebrecht Agroindustrial. Carmen Niethammer, Consultora em Gênero da International Finance Corporation (IFC), do Banco Mundial. Lúcia Telles, gerente de Responsabilidade Social da Raízen.
O terceiro painel foi: Mulheres nas funções de direção e gerência de empresas. O mediador foi Roberto Hollanda Filho, presidente da Associação dos Produtores de Bionergia de Mato Grosso do Sul (Biosul/MS). E as debatedoras foram: Márcia Cubas, diretora de RH e Sustentabilidade do Grupo São Martinho; Rosely Boer Corino da Fonseca, diretora Operacional da Allianz Seguros; Fernanda Teixeira - gerente de Comunicação da FMC Agricultural Solutions; Marie Egashira, gerente Administrativa Regional na Raizen SA.
As soluções para o sucesso da dobradinha agrícola-indústria: inovações tecnológicas e a gestão de pessoas: A mediadora foi a Professora-doutora Márcia Rossini Mutton, da Unesp-Jaboticabal, SP, e os debatedores: Dib Nunes Jr, presidente do Grupo IDEA; professor-doutor Octávio Valsechi (UFSCar), Sandra Maria da Silva, Coordenadora de Irrigação da Usina Coruripe, Alagoas; Beatriz Resende, especialista em Recursos Humanos, Coerhência Consultoria;
O cenário sucroenergético em 2014 – ano de eleição – foi o tema de encerramento do III Encontro, teve como mediador: Luiz Carlos (Caio) Carvalho, presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e diretor da Consultoria Canaplan. Os debatedores foram: André Rocha, presidente do Sifaeg e do Fórum Nacional Sucroenergético; Antonio Cesar Salibe, presidente-executivo da União dos Produtores de Bioenergia (Udop); Antonio Eduardo Tonielo Filho, presidente do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (Ceise Br); Elizabeth Farina, presidente da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica); Manoel Ortolan, presidente da Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul (Orplana) e da Canaoeste, Mônika Bergamaschi, Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; Pedro Mizutani, vice-presidente de açúcar, etanol e energia da Raízen;
Por: Luciana Paiva