O marketing, a comunicação do Grupo EQM estão nas mãos de uma mulher: Joana Costa
04-12-2025
O Grupo EQM conta com três unidades bioenergéticas: a Cucaú, considerada a empresa mãe, com 134 anos, localizada em Rio Formoso, em Pernambuco, a Utinga com 131, que fica em Rio Largo, Alagoas, e a Estivas, com 95 anos, instalada em Ares, no Rio Grande do Norte.
Três estados diferentes, milhares de colaboradores, muitas comunidades envolvidas e para complementar o cenário há ingredientes como história, tradição, legado e a necessidade de introduzir inovações e quebrar preconceitos. Como é trabalhar a imagem, o marketing, a comunicação do Grupo com todas essas vertentes?
Quem responde é Joana Costa. diretora corporativa do Grupo EQM, responsável pela parte de marketing, eventos e toda a infraestrutura da empresa, tirando a parte de indústria e de campo
“Eu acho que trabalhar em usina de açúcar, especialmente no Nordeste, você sempre tem que estar muito apegado à importância da tradição, do legado, da história. A história do Brasil começou pela cana-de-açúcar, mas a gente também tem que estar muito atento ao que está acontecendo e ao futuro. É um setor que tem um peso histórico muito grande, então existe um preconceito no setor sobre como se o setor não acompanhasse a inovação”, pontua Joana.
A executiva salienta que acontece justamente o contrário. “É um setor que está muito antenado com o que está acontecendo, contribui fortemente para o desenvolvimento de tecnologias, tem um trabalho muito próximo à sociedade, à sustentabilidade, ao meio ambiente. Investe em tecnologias de informação, mecanização, sistemas para acompanhamento de frota, no desenvolvimento novas variedades de cana. É um setor com muitas utilidades, e mais do que isso, é um setor completo. A gente planta e consegue extrair o máximo de produtos da cana, é um setor que se alimenta dele mesmo. Então é um setor muito mais rico do que a gente pode imaginar.”
Veja a entrevista:

