O que fazer em caso de fumaça na estrada
17-08-2021
Nunca pare na pista de rolamento e utilize o acostamento apenas em casos de emergência
Com essa grande quantidade e incêndios florestais, uma cena comum passou a ser a de fumaça nas estradas, o que leva a muitos acidentes. O Observatório Nacional de Segurança Viária, atento ao problema, traz dicas para que, ao se depararem com este cenário, possam trafegar com mais segurança.
O primeiro passo ao sinal de fumaça é fechar as janelas do carro e contatar a concessionária da rodovia ou Corpo de Bombeiros (telefone: 193), informando o local ou proximidade da queimada. Pare o carro, em local seguro (nunca na pista), se for usar o celular para a comunicação.
A principal preocupação é que a fumaça reduz a visibilidade – assim como as situações de neblina ou nevoeiro. Redobre, neste caso a atenção visual e mental. Reduza a velocidade devagar e acione o farol baixo e, se houver, a luz de neblina. Procure manter uma distância de segurança do veículo à frente e nunca ligue o pisca alerta com o veículo em movimento.
Não deixe de avaliar se é possível prosseguir com segurança e não se arrisque se a visibilidade estiver muito prejudicada, encontre um local seguro para estacionar e espere a condição da via melhorar.
Outra orientação importante do OBSERVATÓRIO aos motoristas é para que ele nunca pare na pista de rolamento e utilize o acostamento apenas em casos de emergência.
Em trajetos com fumaça, feche o vidro do carro para não aspirar/respirar fumaça. Se houver ar-condicionado, ligue e ative apenas a circulação interna.
Prevenção – O OBSERVATÓRIO destaca, ainda, que essas situações podem ser evitadas, já que grande parte dos incêndios é causada por bitucas de cigarro atiradas pelos próprios condutores ou transeuntes. Uma postura responsável e comprometida com o meio ambiente faz toda a diferença para reduzir as queimadas nas rodovias e reduzir os riscos de acidentes.
Fonte: CanaOnline

