O RH estratégico entende do negócio, forma e traz pessoas competentes para o sucesso da atividade
15-12-2025

Na última sexta-feira (28), a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) realizou em Ribeirão Preto – SP, o 3º Fórum Agro de RH. Entre os patrocinadores do evento está a Ação Consultoria e Educação Corporativa. Paulo Ramalho, sócio da empresa, é responsável pela parte operacional e explicou que a Ação atua principalmente no setor bioenergético, formando líderes, fazendo programas de sensibilização, cultura, integração.

O profissional comentou sobre a fala de Geovane Consul, vice-presidente de etanol, açúcar e bioenergia da Raízen, e de César Bresciani, diretor de RH da bp Bioenergy, que destacou a importância de a área de recursos humanos entender do negócio da empresa. “O RH tem um papel fundamental em todo o agro, porque ele é feito por pessoas e o RH tem que trabalhar muito em simbiose com o negócio, conhecer muito o negócio, como as palestras que vimos aqui, do Geovane, do César, eles falaram muito dessa troca que o RH precisa ter com as áreas financeiras, com o negócio, com a agrícola, com a indústria, basicamente é isso”, observou Paulo.

Em relação ao RH conhecer o negócio, Paulo reforça que é preciso ter um papel estratégico, conversando com as diversas áreas, trazendo pessoas competentes, com formação para cada uma dessas áreas. Cabe também ao RH formar pessoas com competências específicas, conectar as equipes e humanizar o negócio.

A Ação Consultoria e Educação Corporativa é parceira de várias empresas do agro, como a bp Bioenergy, São Martinho e Citrosuco. “Tem a oportunidade e o prazer de atuar e ajudá-los a desenvolver as pessoas e o negócio, trazendo resultados”, informa Paulo.

Confira o vídeo: