O setor bioenergético perde o Mestre José Paulo Stupiello
02-09-2025

Faleceu na manhã deste sábado, 30 de agosto, aos 90 anos, José Paulo Stupiello. Engenheiro Agrônomo formado pela Esalq, com Doutorado em Tecnologia do Açúcar e do Álcool pela USP. Zé Paulo, como é chamado, foi professor na área de Tecnologia do Açúcar e do Álcool na Esalq e Orientador no curso de Pós-graduação na Esalq. Ajudou a criar uma seleção de craques do mundo da cana.
Formou-se 1961, e em 1962 assumiu a função de assistente técnico da Divisão de Assistência Técnica Especializada (Date) da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Sua segunda atividade, em 1963, foi como professor do Departamento de Tecnologia do Açúcar e do Álcool na Esalq, onde lecionou por 32 anos. Seria seu primeiro contato direto com a atividade bioenergética. Tornou-se referência mundial no tema agroindústria canavieira.
Em 1963, participou da fundação da Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil (STAB). O objetivo principal da entidade é o intercâmbio científico, técnico e cultural entre as diversas regiões produtoras de cana-de-açúcar do Brasil e do exterior. Em 1990, foi eleito presidente da entidade, função que exerceu até seus últimos dias.
A cana-de-açúcar provoca paixões. E isso talvez explique o fato de o setor bioenergético contar com mestres inspirados e empolgados na missão de propagar a cultura canavieira e formas de conduzi-la no sentido da perfeição. Zé Paulo é um desses ícones. Suas análises sobre o setor se mantêm pertinentes e são sempre uma aula.
Sorte nossa é que Zé Paulo deixou uma legião de alunos e alunas, algumas delas se sentem como filhas do Mestre e vão disseminar o seu legado.
“Este momento é de muita tristeza pela separação desta pessoa tão especial em nossas vidas.... com ele se encerra um ciclo de conhecimentos e de trabalho... ele deixa muitos amigos e admiradores e principalmente uma legião de profissionais que puderam aprender com ele através de sua competência e amorosidade.... Para muitos, como é o meu caso, um PAI, um amigo, um confidente, um apoio, um exemplo a ser seguido. Um amigo, um mestre, um PAI para mim.”
Professora Márcia Mutton.
“Muito triste. Perdemos um grande líder e eu um paizão que apoiou e me ajudou muito em minha carreira profissional.”
Raffaella Rossetto, pesquisadora, vice-presidente da STAB e uma das filhas de coração de Stupiello
Stupiello com suas "filhas" Raffaella e Márcia
Stupiello com amigos recebendo o troféu Cana Substantivo Feminino, por seu empenho em abrir espaço para mulheres no setor
No último dia 07 de agosto, os pesquisadores Hermann Hoffmann (Ridesa), Raffaella Rossetto (IAC), Monalisa Sampaio (Ridesa), Florenal Zarpelon (STAB), Miguel Mutton e Márcia Mutton (UNESP), visitaram Zé Paulo para comemorem com o Mestre o livro que está para ser lançado e que aborda o tema: Cana-de-Açúcar: tecnologia de produção com qualidade.