O uso de produtos inovadores e de alta qualidade reduz a formação de espuma e proporciona outros benefícios significativos
21-05-2024
A formação em excesso de espuma na produção de etanol de cana, pode até mesmo para a indústria
Com o uso de soluções adequadas de controle, o volume de espuma nas dornas de produção de etanol de cana é reduzido em até 20%, o que permite uma produção extra anula em torno de 6,2 bilhões de litros do biocombustível pelo setor.
Porém, com o uso de tecnologias inovadoras e com maior qualidade é possível reduzir ainda mais o volume de espuma, além de obter outras vantagens. É o que salienta Henrique Alves, gerente de Marketing da Dow na América Latina.
A Dow não fornece o produto final, mas componentes químicos específicos para as formulações finais para o mercado agroindustrial. Que no caso da redução de volume de espuma na produção de bioetanol da cana são os antiespumantes e dispersantes. “” Esta é a nossa abordagem operacional. Fornecemos matéria-prima a um cliente para a formulação final, sendo essa matéria-prima o elemento central e ativo da formulação, essencial para o controle da espuma durante o processo fermentativo da cana”, explica Henrique Alves, Gerente de Marketing da Dow.
Henrique conta que, há 40 anos a Dow opera nesse mercado e desenvolveu, aqui no Brasil, matérias-primas para atender o setor bioenergético. Trata-se da linha FLUENT-CANE™, especialmente direcionada para o controle de espuma durante o processo de fermentação alcóolica de cana-de-açúcar, oferecendo maior segurança, produtividade na dorna e qualidade na formulação final. A solução age de duas formas: (1) preventiva, conhecida no mercado como dispersante, cuja função é evitar a formação da espuma; e (2) reativa: conhecida como antiespumante, cuja função é eliminar a espuma formada e prevenir sua nova formação.
Segundo o Gerente de Marketing da Dow, os sistemas de controle de espuma baseados na linha FLUENT-CANE™ demonstram um desempenho excepcional na supressão e na eliminação da espuma, possibilitando uma otimização do volume útil da dorna entre 10% e 50%. Esse aprimoramento contribui para uma maior eficiência no processo fermentativo, essencial para a produção de bioetanol. “Quando utilizados em conjunto, dispersantes e antiespumantes da linha FLUENT-CANE™ apresentam efeito sinérgico que pode reduzir o consumo de químicos no controle de espuma em dornas de fermentação alcóolica”.
VEJA MATÉRIA COMPLETA: https://www.canaonline.com.br/conteudo/excesso-de-espuma-no-processo-de-fermentacao-do-etanol-de-cana-pode-parar-a-industria.html

