O uso do MPB se dissemina pelos principais estados produtores de cana-de-açúcar do Brasil
26-04-2021
A utilização do MPB propicia o uso de mudas de qualidade, que projetam maior longevidade dos canaviais
Rubens L. do C. Braga Jr.; Marcos G. A. Landell; Mauro A. Xavier
rubenscensoiac@fundag.br
No intuito de estudar a evolução as novas práticas de plantio, o Programa Cana IAC, pertencente à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, vem realizando, nos últimos cinco anos, pesquisa para quantificar algumas dessas novas tecnologias que estão sendo utilizadas nas áreas de renovação dos canaviais brasileiros. Dentre essas novas práticas, uma das mais importantes é o uso das mudas pré-brotadas (MPB), desenvolvida no Centro de Cana do Instituto Agronômico - IAC.
No ano de 2021, a pesquisa se iniciou no dia 12/02 e até o dia 22/03, 122 empresas produtoras enviaram as suas informações, totalizando mais de 626 mil hectares em áreas de renovação. Essas empresas estão localizadas em doze estados: Alagoas (1), Bahia (2), Espírito Santo (1), Goiás (11), Mato Grosso (2), Mato Grosso do Sul (9), Minas Gerais (15), Paraíba (1), Paraná (16), Pernambuco (3), São Paulo (60) e Tocantins (1), representando a grande maioria dos estados produtores brasileiros.
O uso das mudas pré-brotadas está amplamente disseminado entre essas empresas. Perguntadas se irão plantar MPB em 2021, 91 (75%) das empresas pesquisadas responderam que sim, totalizando o plantio de mais de 99 milhões de mudas. Entre as 91 que responderam que irão plantar MPB, 66 (73%) disseram que vão produzir internamente as suas MPB.
A utilização do MPB propicia o uso de mudas de qualidade, que projetam maior longevidade dos canaviais. Além disso, o plantio das MPB facilita a rápida introdução de novas variedades. Considerando as 12 variedades que serão mais plantadas no sistema MPB em 2021, observa-se que 11 foram liberadas, pelos programas de melhoramento, para o plantio comercial, a partir do ano de 2009, sendo que 6 delas (CTC2994, CTC9006, IACSP01-5503, IACCTC07-8008, RB005014 e RB975033) foram liberadas nos últimos quatro anos (Figura 1).
Proporção de plantio das MPB por variedade em 2021
Também foi questionado na pesquisa a época preferencial para o plantio das MPB. Observa-se que a maioria das mudas serão plantadas no final do ano (entre setembro e dezembro/2021), seguido de perto pelo período entre maio e agosto/2021. No primeiro quadrimestre do ano (entre janeiro e abril/2021) a proporção de plantio no sistema MPB será bem menor (Figura 2). Esses resultados demonstram a significativa associação entre o uso de mudas pré-brotadas e o sistema de plantio em MEIOSI.
Época de plantio das MPB em 2021
Principais vantagens do uso de MPB
Os dados apresentados demostram que os produtores brasileiros estão cada vez mais abertos ao uso de novas tecnologias e o uso das mudas pré-brotadas (MPB) se destaca como uma dessas técnicas com excelentes resultados.
A equipe do Programa Cana IAC agradece a confiança depositada pelos produtores que responderam os questionários enviados. Essa grande adesão permitiu a geração de importantes análises estratégicas para o setor canavieiro.
Fonte: CanaOnline

