Olhos de águia no canavial
02-12-2015
Paixão pelo que faz. Esse sentimento rege Paulo Roberto Artioli, produtor rural e diretor agrícola da Tecnocana, empresa agrícola localizada em Macatuba, SP, fornecedora de cana para o Grupo Zilor. Sua dedicação reflete diretamente no bom desempenho da Tecnocana, que cultiva 12,5 mil hectares de terras (próprias e do Grupo Zilor), produz cerca de 780 mil toneladas de cana e, mesmo em um solo com ambiente D e E (pura areia, com lugares sem nada de argila), alcança média de produtividade de 80 toneladas por hectare.
Para Artioli, treinamento, pesquisa e tecnologia são as chaves para garantir a saúde do negócio. “A Tecnocana é um laboratório. Realizamos estudos sobre preparo profundo, espaçamento, fosfatagem e gessagem em faixas, parcelamento de potássio, proteção da linha de cana. Mas isto significa investimento. E sou parceiro das empresas parceiras, a que nos ajudam a produzir melhor, e uma delas é a BASF”, observa Artioli.
Entre as várias soluções apresentadas pela BASF, Artioli se encanta pela tecnologia de ponta oferecida pelo sistema Harpia, que com o auxílio de satélites colhe imagens do canavial, que são convertidas em um mapa georreferenciado, que oferece informações de toda a área analisada, de forma ampla e completa, permitindo um monitoramento mais eficiente dos canaviais. O serviço possibilita quantificar as áreas com falhas e, sem a presença de plantas, auxiliando nas estratégias para manejos futuros, na melhoria do gerenciamento do uso de fertilizantes, defensivos agrícolas, de mão de obra e dos insumos em geral.
“O Harpia integra-se à estratégia da BASF de fornecer não só produtos fitossanitários eficientes, mas uma gama completa de serviços que tenham como objetivo o aumento de produtividade, rentabilidade e, consequentemente, da sustentabilidade das lavouras”, diz Carulina Oliveira, gerente de marketing Cana, Citrus e Amendoim da BASF.
Para Artioli, com o sistema Harpia é possível não apenas ter uma visão do canavial por cima, mas os “olhos de águia” não deixam passar detalhes que fazem a diferença na hora de fechar o caixa da empresa. “É uma tecnologia que permite ao produtor fazer bem-feito e com menor custo.”
Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, basta baixar GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.

