Onda de calor provoca alerta vermelho e recordes de temperatura; veja onde
15-03-2024

Inmet emite alerta vermelho para calor excessivo — Foto: Inmet
Inmet emite alerta vermelho para calor excessivo — Foto: Inmet

O noroeste do Paraná foi o lugar mais quente do Brasil nesta quinta-feira, com temperatura em torno dos 40°C

Por Globo Rural — São Paulo

A forte onda de calor que influencia o Centro-Sul do Brasil desde o começo desta semana provocou e ainda pode provocar recordes nos termômetros. Em Porto Alegre (RS), a tarde desta quinta-feira (14/03) foi a mais quente de 2024 até agora, com temperatura máxima de 37,1°C.

O recorde anterior era de 36,5°C, em 14 de janeiro, relata o meteorologista Willians Bini, CCO da FieldPRO. “Esta foi também a maior temperatura do verão 2023/2024, que teve início oficial em 20 de dezembro e vai terminar em 20 de março”, diz.

O noroeste do Paraná foi o lugar mais quente do Brasil nesta quinta-feira, com temperatura em torno dos 40°C pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia e do Simepar - Sistema Meteorológico do Paraná.

O Inmet emitiu aviso vermelho (grande perigo) válido entre 14h desta quinta-feira até 18h de sábado (16/03). O alerta abrange áreas de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

As temperaturas máximas devem ficar 5 °C acima da média por um período maior que cinco dias consecutivos em regiões desses Estados. A previsão é que o calor excessivo comece a aliviar a partir da próxima quarta-feira, 20 de março.

Confira as maiores temperaturas registradas desta quinta-feira:

  • Paranaponema (PR): 40,1ºC
  • Jardim (MS): 39,3ºC
  • Três Lagoas(MS): 39,2ºC
  • Valparaíso (SP): 38,9ºC
  • Goiorê (PR): 38,7ºC
  • Diamante do Norte(PR): 38,5ºC
  • Rancharia (SP): 38,4ºC

Na cidade de São Paulo, os termômetros registraram 34,1°C, índice bem próximo do recorde de 34,3°C de 1º de março de 2012, segundo dados do Inmet. A média de temperatura máxima para março na cidade é de 28°C. A previsão da Climatempo é de que as temperaturas máximas em São Paulo alcancem marcas entre 34 °C e 35 °C até o próximo sábado.

Temperaturas de 36°C a quase 38°C poderão ser observadas no interior do Estado. Na região de Araçatuba, por exemplo, a média de temperatura máxima para este mês é de aproximadamente 32°C.

Como será o clima nesta sexta-feira?

O sol forte e o tempo seco predominam no estado de São Paulo. Poucas pancadas de chuva devem ocorrer no extremo norte e oeste do Estado. Não há previsão de chuva para a Grande São Paulo até o fim do dia. As pancadas de chuva devem retornar sobre todas as regiões paulistas na tarde do sábado, mesmo assim, o calor vai continuar intenso, informa a Climatempo.

Chuvas

A MetSul alerta para uma prolongada sequência de dias com condições atmosféricas muito instáveis no Sul do Brasil, em particular no Rio Grande do Sul, com alta frequência de chuva e elevado risco de temporais isolados.

Em boa parte do Norte do país, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deve ajudar a formação de nuvens carregadas nesta sexta. Os temporais mais intensos devem ocorrer no Amapá e no leste do Pará nos próximos dias.

Há muita nebulosidade prevista desde o início do dia e chance de chuva a qualquer hora em Belém e Macapá. As pancadas serão fortes, acompanhadas de intensas rajadas de vento e trovoadas, segundo a Climatempo.

Fonte: Globo Rural