Onda de calor volta a atuar no Sudeste e chuva continua no Rio Grande do Sul
17-05-2024

Onda de calor deve atuar no Sudeste até dia 20 de maio — Foto: Climatempo
Onda de calor deve atuar no Sudeste até dia 20 de maio — Foto: Climatempo

Mesmo sistema de calor será responsável por nova subida dos termômetros no Brasil central

Por Marcos Fantin — São Paulo

A onda de calor no Sudeste e Centro-Oeste teve fim após uma frente fria avançar sobre o Brasil durante esta semana. Mas, segundo a Climatempo, o bloqueio não foi completamente rompido. “A alta pressão atmosférica que é causadora deste sistema foi deslocada para a porção norte da região Sudeste”. Com isso, nos próximos dias, a onda de calor ganha força novamente em parte da Região Sudeste.

O calor que vinha atuando no Brasil volta e deve persistir até segunda-feira (20/5), porém, as áreas de abrangência devem ser reduzidas em relação ao primeiro período, atuando exclusivamente sobre o centro-norte paulista, a parte norte do sul de Minas Gerais, poucas áreas do Triângulo Mineiro e a região de Paranaíba, no extremo leste de Mato Grosso do Sul.

Chuva no Sul

Já no Rio Grande do Sul, as chuvas seguem espalhadas pelo Estado. Nesta sexta-feira (17/5), os maiores volumes estarão na metade norte, onde estão as nascentes dos principais rios que sofrem os efeitos das cheias. As precipitações podem atingir de 50 a 100 milímetros em cidades do norte e do nordeste, especialmente da serra. Enquanto isso, no oeste e mais ao sul, o tempo segue seco.

Precipitação acumulada até domingo, 19 de maio, no RS

Foto: Metsul Meteorologia

Esses volumes atrapalham o curso de baixa dos rios que seguem inundados, mas não há mais previsão de novas altas bruscas das cheias como houve no começo da semana, informa a Metsul Meteorologia. Agora, a maior preocupação é com o risco de deslizamentos na Serra, uma vez que o solo segue saturado.

O tempo melhora no sábado (18/5), mas o Estado ainda não se vê livre da instabilidade. Ainda deve chover de maneira fraca na serra e litoral norte.

Em Santa Catarina, a semana termina com condição de chuva forte no final da tarde de sexta-feira. Uma frente fria fornece condições para chuva volumosa riscos de alagamentos entre o extremo oeste e o litoral sul. Segundo a Climatempo, eventuais quedas de granizo podem ocorrer de forma isolada.

Essa condição vai se fortalecer no fim de semana com uma nova frente fria que vai causar novas chuvas em toda Santa Catarina. “Há condições para temporais com chuva intensa e volumosa em todas as regiões, dando início nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, avançando em direção às demais áreas do Estado ao longo do período”, diz o boletim.

Chuva no litoral do Nordeste

No Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue atuando sobre o litoral da costa norte da região. O sistema favorece a entrada de umidade na região e a formação de nuvens carregadas.

Na sexta-feira, o dia começa com céu nublado com pancadas de chuva fortes a qualquer momento entre o litoral de Pernambuco e o Rio Grande do Norte. São esperados raios e rajadas de vento de mais de 70km/h que devem acompanhar estes temporais.

Fonte: Globo Rural