Onorio Kitayama será um dos personagens do livro “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito
03-06-2024

O livro é um “catálogo digital” com a análise de especialistas sobre a evolução do setor bioenergético e o registro de personalidades que contribuem e contribuíram para essa evolução

Por Luciana Paiva

Conheci Onorio Kitayama, grande especialista em bioeletricidade, na década de 1990, foi na sede da Sociedade dos Produtores de Açúcar e Álcool (Sopral). Fui entrevistar Lamartine Navarro Júnior (um dos pais do ProÁlcool), na época presidente da entidade, e ele apresentou-me Onorio, que era diretor da Sopral.

Tranquilo, Onorio observou a entrevista. Já acostumado, não se abalava nem com os rompantes de Navarro Júnior toda vez que mencionava o descaso do governo para com o combustível verde. A partir daquele encontro, eu e Onorio estreitamos laços e nos tornamos amigos, tudo simples assim. É que fazer amigos era algo bastante natural para ele.

Onorio assumiu, em 2001, a função de responsável pela área de Bioeletricidade na União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), depois ocupou ainda as funções de consultor da Coimex Energia e diretor-executivo da Nascon Agroenergia.

Foi o primeiro associar a cogeração ao meio ambiente. ”Eu falei, vamos passar a falar bioeletricidade, pois é o que realmente representa. Então, sou “o mãe da bioeletricidade’, não pai, porque pais têm muitos”, contou-me Onorio, completando com uma gostosa gargalhada.

Onorio partiu no final de 2015, mas deixou uma luz tão intensa que ajuda a iluminar o Brasil. E será um dos personagens do livro “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito”, produzido pela equipe da CanaOnline. Será o maior levantamento jornalístico sobre a evolução do setor bioenergético, além de retratar ícones do universo canavieiro.

No livro, as informações não se resumem a escrita, pois ganham o reforço da fala e da imagem, será lançado no segundo semestre de 2024. Terá uma versão impressa e outra digital.