Organominerais peletizados garantem que todos os nutrientes sejam liberados de forma constante, gradativa e homogênea no campo
04-10-2023
Além de melhorar a capacidade de reserva dos solos (aumentando as cargas positivas e negativas), os OM reduzem as perdas de nitrogênio por volatilização...
Em 2021, o mercado de organominerais (OM) foi de 1,5 milhão de toneladas, cerca de 3,3% do total de fertilizantes comercializados no Brasil. A expectativa para 2030 é de um aumento significativo desse volume, algo em torno de 6 milhões de toneladas, volume que representaria 10% do consumo total de fertilizantes do país daquele ano. Com mais de duas décadas de experiência em fertilizantes biotecnológicos, a Brasfertil, de Apuracana/PR, está pronta para atender essa demanda.
De acordo com o especialista em cana-de-açúcar da empresa, Homero Moreschi, os fertilizantes organominerais da Brasfertil se diferenciam das demais opções disponíveis no mercado pela alta tecnologia presente. “Aliamos a inovação e biotecnologia para desenvolver complexos húmicos que levam à potencialização e eficiência dos nutrientes, melhorando as propriedades químicas, físicas e biológicas dos solos e, assim, garantindo o melhor desenvolvimento das plantas.”
Comparativo entre fertilizantes
Fonte: Brasfertil
Um dos principais diferenciais dos OM da Brasfertil é sua modalidade de aplicação no campo, uma vez que a tecnologia é entregue ao cliente na forma de pellets, que garantem que todos os nutrientes presentes na fórmula sejam liberados de forma constante, gradativa e homogênea no campo.
“Cada pellet de organomineral da Brasfertil possui doses equilibradas de 15 nutrientes, entre macronutrientes secundários e micronutrientes, seguindo à risca a Lei do Mínimo, que entende que o excesso de determinado nutriente não supre a falta de outro, ou seja, a produção de uma cultura é limitada pelo nutriente em menor disponibilidade no solo, mesmo que todos os outros estejam abundantemente presentes.”
Moreschi ressalta que os organominerais constituem uma ferramenta essencial para superar os principais desafios dos produtores e usinas na atualidade, como aumento de produtividade média, maior longevidade do canavial, manutenção dos índices de ATR tanto no início como no final das safras, fornecimento dos nutrientes da adubação durante todo o ciclo da cultura e redução dos altos custos de produção.
“Além de melhorar a capacidade de reserva dos solos (aumentando as cargas positivas e negativas), os OM reduzem as perdas de nitrogênio por volatilização, do nitrogênio e potássio por lixiviação e do fósforo por fixação no solo, maximiza a eficiência no uso de nutrientes pela cana-de-açúcar, resultando em uma nutrição mais equilibrada para as plantas, e maior rentabilidade no final do dia.”
Comparativo evidencia ganhos agronômicos entregues pela tecnologia de organominerais da Brasfertil
Foto: Brasfertil
O profissional reforça ainda que o fertilizante mineral convencional atua somente na propriedade química do solo, acarretando vários problemas, como aumento rápido e momentâneo das concentrações de nutrientes na solução, estresse químico, destruição e queima de radicelas, diminuição da produção de citocinina e da quantidade de estômatos, enfraquecimento do sistema radicular e menores taxas de absorção de nutrientes e de formação de folhas além de prejudicar a microbiota do solo.
“Por outro lado, o organomineral trabalha as três propriedades do solo (química, física e biológica), rico em microrganismos benéficos ao solo e à planta, intensificando e regulando a nutrição das plantas através de maior estabilidade de pH, formação de quelatos, complexação de metais pesados e agroquímicos e de íons de Fe e Al e aumento de CTC e CTA. Fatos que se traduzem em redução da necessidade do uso de corretivos, melhoria no transporte de microelementos, maior assimilação de P, proteção contra poluição e agroquímicos, além da já comentada redução das perdas dos nutrientes.”
Com diversos campos demonstrativos espalhados pelo país e com áreas comerciais em várias usinas e agrícolas do Centro-Sul, a Brasfertil vem devolvendo a vida aos canaviais brasileiros e, consequentemente, melhorando as margens financeiras do negócio. Para conhecer mais sobre as tecnologias da empresa, acesse www.brasfertil.agr.br.
VEJA MATÉRIA COMPLETA: http://www.canaonline.com.br/conteudo/produtores-apostam-nos-fertilizantes-organominerais-na-busca-por-ganhos-agronomicos.html

