Os “10 Mandamentos” para excelência no Manejo Integrado de Sphenophorus levis em cana-de-açúcar
21-07-2021
Anteriormente restrito apenas aos canaviais paulistas, a praga já ataca outras importantes regiões canavieiras do país, como Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná
Leonardo Ruiz
Com perdas que podem chegar a 1,6 toneladas de cana por hectare a cada 1% de tocos atacados, o Sphenophorus levis está entre as principais pragas da cana-de-açúcar. Anteriormente restrito apenas aos canaviais paulistas, a praga já ataca em outras regiões canavieiras do país, como Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná.
Ciente dos desafios enfrentados pelo setor sucroenergético nacional e diante da crescente pressão e perdas causadas por essa praga, a Syngenta realizou em junho o encontro “Inovamos Junto com Você no Controle do Sphenophorus levis”, cujo objetivo foi difundir as melhores práticas de manejo. O evento on-line contou a presença de influenciadores renomados e foi transmitido ao vivo pelos canais de YouTube da Syngenta e da CanaOnline.
Segundo o Entomologista e Diretor da Global Cana, Dr. José Francisco Garcia, existem 10 critérios técnicos importantes que podem auxiliar as usinas e produtores a melhorar a convivência com a praga sem que ocorram danos econômicos, uma vez que a erradicação completa nas áreas onde ela já está presente é muito difícil.
Os critérios técnicos mais importantes “10 mandamentos” passam por:
1 - Amostragem Técnica;
2 - Controle Físico: Destruidor Mecânico de Soqueiras;
3 - Controle Químico: Barra Total;
4 - Preparo de Solo Convencional;
5 - Rotação de Culturas;
6 - Formação de Viveiro;
7 - Controle Químico: Cortador de Soqueira / Vinhaça Localizada;
8 - Controle Biológico: Época Úmida;
9 - Regionalização do Manejo;
10 - Conscientização e Capacitação Técnica.
O encontro “Inovamos Junto com Você no Controle do Sphenophorus levis” debateu a biologia da praga e as diferentes estratégias de manejo a serem adotadas, como o corte de soqueira e a aplicação de inseticidas em vinhaça localizada. Além disso, o evento foi palco para a apresentação de tecnologias que podem ser empregadas para o controle e manejo, como a inovação presente em Engeo Pleno S, solução da Syngenta voltada para o manejo desta e demais pragas da cana-de-açúcar. O evento contou ainda com uma contextualização do mercado atual de açúcar e etanol feita por Caio Carvalho, Diretor da Canaplan, que abordou a conjuntura macroeconômica no qual usinas e fornecedores estão se deparando no dia a dia.
Assista ao evento completo clicando nesse link: https://www.youtube.com/watch?v=hFKedJzNGWM

