Os benefícios do modelo Plurianual de manutenção elétrica oferecido pela CPFL Soluções ao setor sucroenergético
08-09-2022
Nada como a tranquilidade de poder contar com um serviço especializado de manutenção nas instalações elétricas sempre que precisar e ainda pagar em vários meses
A cogeração de energia se firmou como um negócio importante para o setor sucroenergético. Quanto maior o volume de energia gerada e por mais tempo, mais as usinas são remuneradas. Por isso, é fundamental o investimento na instalação de eficientes projetos de cogeração, uma vez que as plantas industriais mais eficientes consomem menos biomassa para cogerar mais energia.
A eficiência, a maior vida útil e a operacionalidade desses projetos dependem da manutenção das instalações elétricas. Assim, geradores, linhas de transmissão, subestações, redes de distribuição e cabines de medição e distribuição precisam estar em ordem para um pleno funcionamento ao longo de toda a safra.
Mas não adianta entregar a realização da manutenção nas mãos de empresas não qualificadas. Manutenção é um serviço complexo, que exige profissionais treinados e equipamentos e processos modernos, que garantam a qualidade do serviço e tranquilidade ao cliente.
Parceira de longa data do setor sucroenergético, a CPFL Soluções disponibiliza às usinas de cana-de-açúcar um serviço especializado de manutenção nas instalações elétricas sejam preventivas, preditivas, corretivas e/ou emergenciais. Álvaro Fernandes Neto, Gerente de Aplicação Eficiência Energética e Geração Distribuída da CPFL Soluções, conta que a prática mais usual na área de manutenção nas instalações elétricas, é a contratação para realização do serviço no período de entressafra canavieira. No entanto, qualquer evento que ocorra fora desse período, a unidade sucroenergética precisará ir ao mercado e muitas vezes terá de parar a produção, gerando perdas e aumentando o custo.
Para acompanhar o ritmo do setor sucroenergético, que exige soluções cada vez mais profissionais e eficientes, a CPFL Soluções criou o modelo Plurianual. Álvaro explica que nesse modelo, o cliente viabiliza um contrato de 12 meses ou 24 meses para a prestação do serviço e, ao invés de quitar o valor em uma única vez, pagará parcelado em 12 ou 24 vezes. “E a data da manutenção efetiva será programada de acordo com a necessidade do cliente”, salienta.
Segundo Álvaro, esse modelo de contrato oferece duas atuações: no primeiro semestre, uma equipe da CPFL Soluções com profissionais especializados visitará a indústria do cliente para realizar a manutenção preventiva. Se trata de uma análise mais visual e termográfica para ver se há problemas nos equipamentos, principalmente porque a usina estará em operação, com a estação em pleno funcionamento. Nesta visita, por meio da termografia, é possível detectar alguma falha. A segunda visita acontece no segundo semestre, quando uma equipe com maior número de profissionais realizará uma manutenção preventiva completa, detalhada, com inspeção, testes, limpeza, reaperto. E caso seja detectada a necessidade de uma manutenção preditiva, será realizada.
Além dessas duas visitas programadas, o modelo Plurianual contempla o atendimento caso ocorram emergências durante o ano. “O cliente nos aciona e enviaremos uma equipe para atendê-lo. Sabemos que a indústria parada é perda de receita, aumento de custo e dor de cabeça para a equipe da unidade sucroenergética. Com a contratação do modelo Plurianual, o cliente obtém retorno financeiro e algo que não tem preço, tranquilidade”, observa.
SAIBA MAIS SOBRE O MODELO PLURIANUAL CLICANDO NO LINK:

